Topo

Ken Loach é aplaudido em Cannes e desiste de encerrar a carreira

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

22/05/2014 08h53

Mestre de um cinema social e humanista, sempre preocupado com os pobres e oprimidos, o britânico Ken Loach é um dos maiores veteranos da Competição no Festival de Cannes 2014. Ele já teve 17 filmes exibidos no evento, incluindo a Palma de Ouro em 2006 por “Ventos da Liberdade”.

Seu novo filme, “Jimmy’s Hall”, foi bastante aplaudido ao final da sessão --o público até acompanhava com palmas a música irlandesa que toca nos créditos finais. A história se passa na Irlanda em 1921, às vésperas da Guerra Civil. Jimmy Gralton constrói um clube de dança perto de uma comunidade rural, para que todo o mundo possa se divertir em meio à crise. Quando o clube começa a fazer sucesso, Jimmy desperta a ira dos padres e políticos do lugar, desconfiados que o divertimento possa inspirar ideias esquerdistas e liberais no povo.

Durante as filmagens, Loach chegou a declarar que “Jimmy’s Hall” seria seu último filme, mas depois recuou. “A montanha que eu via na frente desse filme era muito alta, e eu achava que não ia conseguir superá-la. Mas vamos ver o que a vida me traz agora.”

Como sempre, Loach não nega a motivação política do projeto. “Essa história desafia a ideia de que a esquerda seria amarga e sem espírito, ou contra a alegria, as festas e a diversão. Também mostra como a religião organizada pode aliar os seus interesses aos do poder
econômico”, reflete.

“Jimmy’s Hall” tem distribuição garantida no Brasil, mas ainda não possui data de estreia definida.