Topo

Mostra paralela de Cannes premia documentário sobre Sebastião Salgado

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)*

23/05/2014 14h35Atualizada em 23/05/2014 17h23

Depois de ser ovacionado por cinco minutos no Festival de Cannes, o documentário "O Sal da Terra", sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, foi escolhido na tarde desta sexta (23) para receber o prêmio especial do júri da mostra Un Certain Regard, presidido pelo cineasta argentino Pablo Trapero. O filme tem direção do alemão Wim Wender e de Juliano Salgado, filho de Sebastião.

O júri que premiou "O Sal da Terra" também incluía o produtor Peter Becker, a atriz Maria Bonnevie, a atriz francesa Geraldine Pailhas e o diretor senegalês Moussa Toure.

Ao receber o prêmio, Juliano disse estar emocionado. "O filme fala da obra dos meus pais. Quisemos passar uma mensagem de esperança e fomos reconhecidos pelo júri", disse. Wenders já havia deixado Cannes, mas os produtores do documentário disseram que o cineasta alemão está "louco de alegria" com o prêmio.

Em "O Sal da Terra", o próprio Salgado vai contando as histórias por trás de suas fotos mais emblemáticas, começando pelas impressionantes fotos feitas em Serra Pelada nos anos 80. Wenders e Juliano narram alguns trechos, mas falam bem menos que o próprio fotógrafo.

Único documentário apresentado nesta seção oficial do Festival de Cannes, "O Sal da Terra" vai estrear em outubro na França, e no Brasil deve chegar às telonas no fim do ano. O filme já foi comprado por vários países europeus, além de Austrália e Nova Zelândia.

O documentário também recebeu um prêmio do Júri Ecumênico, formado por uma organização católica relacionada com o mundo do cinema (SIGNIS) e pela Interfilm para premiar filmes que destaquem os valores humanos e religiosos.

Cães

O prêmio principal de melhor filme ficou com o húngaro "White Gods", longa que mostra ataques de cães selvagens pelas ruas de Budapeste, filmados com cães reais, e causou alvoroço ao ser exibido no festival. Ao ser premiado, o diretor Kornel Mundruczó agradeceu aos mais de 200 cães que "colaboraram" com o filme.

Os principais atores desse filme atípico, os irmãos Luke e Body (todos os dois intérpretes do cão Hagen), também receberam o prêmio "Palma Dog", que recompensa os cachorros mais expressivos dos filmes selecionados para Cannes.

O prêmio do júri foi para "Turist", do diretor sueco Ruben Östlund, uma comédia sobre uma família amante de esportes de inverno que, sentada em um restaurante na montanha, vê uma avalanche. O marido foge, deixando para trás a esposa e os filhos. Mas o desastre não acontece e coloca em questão o futuro do casal.

O prêmio de direção ficou para o filme francês "Party Girl", de Marie Amachoukeli, Claire, Claire Burger e Samuel Theis.

O ator australiano Davil Gulpilil, que vive um aborígene perdido entre passado e presente no filme "Charlie's Country", de Rolf de Heer, recebeu o prêmio de melhor atuação.

Veja a lista de premiados na mostra Un Certain Regard:

Filme
"White God", de Kornel Mundruczó (Alemanha/Hungria/Suécia)

Prêmio Especial do Júri
"O Sal da Terra", de Wim Wenders e Juliano Salgado (Brasil/França/Itália)

Prêmio do Júri
"Turist", de Ruben Östlund (Dinamarca/França/Noruega/Suécia)

Ator
David Gulpilil - "Charlie's Country" (Austrália)

Conjunto
Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis - "Party Girl" (França)

* Com agências internacionais