Topo

Como Malévola "rock star", Angelina queria que vilã "não parecesse normal"

Roberto Almeida

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

25/05/2014 03h00

Angelina Jolie está vestida em couro preto, equilibrada em um salto altíssimo e, no lugar dos cabelos negros, veste longos chifres presos a um turbante feito com pele de arraia. Enquanto próteses incrementam suas maçãs do rosto, lentes de contato claras deixam-na bastante assustadora.

O visual de astro de rock gótico, escolhido por Angelina em conjunto com a premiada figurinista Anne B. Shepard, é o convidativo cartão de visitas da nova versão de Malévola, a rainha malvada do clássico infantil "A Bela Adormecida", de 1959.

O novo filme, que leva o selo Disney e estreia nesta quinta (29), explica em detalhes por que a rainha má, desta vez personagem principal, é afinal tão má a ponto de ter enfeitiçado a bela e inocente princesa Aurora a passar cem anos em sono profundo.

Em uma pausa ainda durante as gravações nos estúdios Pinewood, nos arredores de Londres, Angelina sorri ao admitir que já assustou algumas crianças que a visitaram durante o trabalho. “Eu vou falar com elas achando que sou um personagem Disney e me esqueço disso tudo”, contou ao UOL.

“Era importante que ela não parecesse normal, ou tradicionalmente bonita. Quando eu tiro as próteses acho meu rosto achatado, sem graça perto do rosto dela”, explica Angelina, entre gargalhadas.

Malévola, como uma espécie de rock star, usa sete figurinos durante o filme. A recriação do universo de "A Bela Adormecida", de 1959, essencialmente medieval, ganhou cenários exóticos, no estilo da trilogia "O Senhor dos Anéis", em uma salada de armaduras, trolls e outras criaturas fantásticas.

“Estamos respeitando o máximo possível a história original e tentando dar às pessoas o que elas lembram dela, de anos atrás, mas estamos fazendo do jeito da Malévola”, explica Angelina, que também é produtora do filme. Ela acredita que muitas crianças vão se identificar com a personagem principal.

“Ela é uma pessoa deslocada, uma órfã que não se encaixa e não consegue lidar bem com isso. Malévola vai para o lado da escuridão, perde sua humanidade. Ela precisa aprender a ter autoconfiança e a se aceitar”, conta. “Como ela não teve mãe, não entende o amor de uma mãe e não entende crianças.”

Enfeitiçando bebês

Humanizar Malévola, apesar de seu visual assustador, é o esforço principal de toda a equipe do filme. Como ter simpatia por alguém que enfeitiça um bebê? A roteirista Linda Woolverton mergulhou na obra original, "A Bela Adormecida na Floresta", do francês Charles Perrault, para extrair o melhor da personagem.

“Na pesquisa descobri que ela não é uma bruxa, como se imagina, mas sim uma fada”, contou Linda, que também escreveu os roteiros de "A Bela e a Fera" e "O Rei Leão". “Ela não era uma fada ‘bonitinha’, mas uma fada maior que as fadas-madrinhas.”

A história conta que a mãe de Malévola morreu no parto, deixando-lhe culpada pelo que aconteceu. Mais tarde, ainda reflexo dessa perda, ela entra em conflito com um rei e é enfeitiçada: terá de passar cem anos com chifres na cabeça. O mundo de Malévola certamente não é cor de rosa como o da princesa Aurora.

“O vilão”, admite a roteirista, “é mais atraente hoje do que há 50 anos.” Seus altos e baixos são o fio condutor do filme. “Malévola acredita que não há amor verdadeiro. Mas acreditamos que o amor pode transformar os corações mais duros”, explica.

Aurora - Divulgação - Divulgação
Boneca da princesa Aurora, de "Malévola"
Imagem: Divulgação

Bonecas

Elle Fanning, que interpreta a princesa Aurora, diverte-se ao explicar como vai se tornar uma boneca Disney. Primeiro ela abre os braços e conta como o scanner passou pelo seu corpo para capturar todas as medidas. Depois, ela dispara, gargalhando: “Imagine que eu, há pouco tempo, comprava as minhas. É um sonho! Agora vou virar uma delas!”

A casa de Aurora e sua cama, onde dorme profundamente, está envolta em flores e galhos de árvores, exaltando seu papel de defensora da natureza. Elle, que até há pouco tempo tinha medo da rainha má, exalta como Angelina Jolie está “sempre linda” no papel. Como a Bela Adormecida desta vez não é a personagem principal, ela brinca, fazendo biquinho: “Eu não faço muito e sim durmo bastante."