Topo

Seguindo passos de Tarantino, Pedro Almodóvar será homenageado na França

O diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz - Ralph Orlowski/Getty Images
O diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz Imagem: Ralph Orlowski/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/06/2014 08h42

Seguindo os passos de Clint Eastwood (2009), Milos Forman (2010). Gerard Depardieu (2011), Ken Loach (2012) e Quentin Tarantino (2013), Pedro Almodóvar receberá o 6º Prêmio Lumière neste ano no Festival francês Lumiere, que acontece na cidade de Lyon entre os dias 13 e 19 de outubro. 

Assim como Tarantino, Almodóvar vai programar uma seleção de filmes sob o título Almodóvar: Mi História del Cine. De acordo com a imprensa francesa, o diretor espanhol receberá a homenagem ao lado de sua musa Penélope Cruz. 

Em 2013, O diretor de "Cães de aluguel", "Bastardos inglórios" e "Django livre", entre outros sucessos, deu um show à parte, dançando como o ator John Travolta no cultuado "Pulp fiction - tempo de violência".

Segundo Tarantino, o cinema é sua religião e a França, "seu Vaticano". O diretor manifestou sua alegria em receber o prêmio na cidade onde se criou o cinema e onde os pais dos irmãos Lumière se conheceram. Desse modo, brincou, "o cinema foi inventado, e eu tive uma coisa para fazer".

O diretor-geral do Festival Lumière, Thierry Frémaux, e o presidente do Institut Lumière, Bertrand Tavernier, destacaram a ampla cultura cinematográfica de Tarantino.