Topo

Cúria do Rio veta Cristo Redentor e inviabiliza curta com Wagner Moura

Do UOL, em São Paulo

08/07/2014 19h53

A Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro vetou a imagem da estátua do Cristo Redentor no curta-metragem "Inútil Paisagem", dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, que faria parte do longa "Rio, Eu Te Amo".

Segundo nota emitida pela assessoria de imprensa da Conspiração Filmes, que produz o filme junto com a Empyrean Pictures e a BossaNovaFilms, o segmento de Padilha "não fará parte da versão final do filme que será exibida nos cinemas. A Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro não cedeu os direitos de uso da imagem da estátua do Cristo Redentor, peça fundamental da história de José Padilha".

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Conspiração informa que a história já havia sido vetada em abril pela Arquidiocese do Rio e, desde então, a produtora lutava para que o órgão religioso voltasse atrás. Como o filme tem contrato com distribuidoras internacionais e precisa ser concluído até o fim deste mês, os produtores decidiram "jogar a toalha" e resolveram lançar o longa sem "Inútil Paisagem". Agora, as produtoras continuam tentando fazer a Cúria anular o veto para que o curta de Padilha entre, pelo menos, no DVD oficial do filme.

Em "Inútil Paisagem", o personagem de Wagner Moura voa de asa delta em torno da estátua e faz um "desabafo", usando o Cristo Redentor como interlocutor. Ele reclama, ainda segundo a produtora, de problemas pessoais e também de problemas da cidade, como a pobreza.

Como justificativa ao veto, a Cúria Metropolitana teria dito que considerou o filme "ofensivo" à imagem Cristo. O UOL entrou em contato por telefone com o órgão católico na tarde desta terça-feira (8), mas foi informado que não havia ninguém do departamento de comunicação trabalhando no local durante este dia.

Trailer de "Rio, Eu Te Amo"

Risco de processo

O produtor Pedro Buarque de Hollanda, da Conspiração, também não pôde falar com a reportagem, pois havia ido ao jogo do Brasil contra a Alemanha em Belo Horizonte.  Porém, via assessoria de imprensa, a Conspiração esclareceu que é praxe enviar pedido de autorização à Cúria Metropolitana do Rio toda vez que alguém quer filmar o Cristo Redentor como peça-chave de uma produção audiovisual.

Caso o filme fosse lançado com a história de Padilha, ignorando o veto, a produtora correria o risco de ser processada pela Arquidiocese e "por qualquer cristão". "Os produtores do filme lamentam profundamente não poder contar com a importante contribuição de um dos mais destacados diretores brasileiros", diz também a nota da Conspiração. José Padilha e Wagner Moura, atualmente, estão no exterior filmando a série de TV "Narco", inspirada na vida do traficante Pablo Escobar.

Com estreia marcada para 11 de setembro e participação de diretores e atores brasileiros e estrangeiros de renome, "Rio, Eu Te Amo" faz parte da franquia "Cities of Love", iniciada com "Paris, Eu Te Amo", que abriu o Festival de Cannes em 2006, e que também inclui a série "Nova York, Eu Te Amo", de 2009.