Topo

"Os Caça-Fantasmas" faz 30 anos e volta restaurado aos cinemas

Do UOL, em São Paulo

11/07/2014 08h59

"Os Caça-Fantasmas" (1984) vão voltar aos cinemas americanos no fim de agosto e não porque o terceiro filme da franquia já está pronto, mas porque o primeiro ganhou uma versão restaurada em seu 30º aniversário.

A partir de 29 de agosto, 700 salas norte-americanas voltarão a exibir a comédia que fez um público enorme, ao arrecadar US$ 291 milhões, só perdendo mais tarde para "Esqueceram de Mim".

No filme, Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. No entanto, eles acabam sendo demitidos por falta de apoio da universiade. Assim, inauguram uma exterminadora de fantasmas que, no início, só tem despesas até que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência bem assustadora no seu apartamento. 

O terceiro filme da franquia deve começar a ser rodado em 2015, mas ainda não foi escolhido um diretor. Ivan Reitman, diretor dos dois filmes, desistiu da tarefa depois da morte de Harold Ramis, em fevereiro deste ano, seu amigo pessoal e um dos caça-fantasmas ao lado de Bill Murray e Dan Aykroyd.

Dan e Harold Ramis escreveram os dois primeiros filmes da franquia "Os Caça-Fantasmas" em 1984 e 1989. A tarefa para o terceiro está a cargo do escritor Etan Cohen, de "Homens de Preto 3", e Lee Eisenberg que trabalha no esboço da nova história. 

À revista "Variety", Sigourney Weaver contou que a sua condição para participar de um novo filme da franquia foi que Oscar, o filho da sua personagem no segundo longa, fosse um dos caça-fantasmas da nova geração.