Topo

"Poeta da violência", diretor Sam Peckinpah é tema de retrospectiva em SP

Marco de Castro

Do UOL, em São Paulo

15/07/2014 05h00

Quando o bando de assaltantes do velho oeste liderado por Pike Bishop (William Holden) sofre uma emboscada da polícia ao roubar um banco, um intenso tiroteio tem início. Ladrões, policiais e transeuntes que participavam de uma procissão são baleados em um banho de sangue, com cortes rápidos intercalando cenas em câmera lenta e de ação brutal. Assim é a sequência inicial de "Meu Ódio Será Sua Herança" (1969), e assim o cineasta norte-americano Sam Peckinpah (1925-1984) começava a conquistar o título de "poeta da violência" e o apelido de "Bloody Sam" ("Sam Sanguinário").

Grande influência de diretores como Quentin Tarantino, Oliver Stone, John Woo e Robert Rodriguez, Peckinpah inovou ao utilizar a violência como elemento estético no cinema. Agora, o diretor, produtor e roteirista, que também era conhecido por abusar de álcool e drogas nos sets de filmagem, ganha uma retrospectiva no CineSesc, em São Paulo. Todos os 14 longas que dirigiu, além de dois documentários sobre sua obra, serão exibidos a partir desta segunda-feira (14) até o próximo dia 23.

peckinpah - Divulgação - Divulgação
O diretor americano Sam Peckinpah em ação
Imagem: Divulgação

Além de "Meu Ódio Será Sua Herança",  indicado ao Oscar em 1969 por melhor roteiro original, vale destacar na retrospectiva do diretor outros clássicos brutais, como "Sob o Domínio do Medo" (1971), no qual Dustin Hoffman vive um tímido professor de matemática que é ameaçado por uma gangue de caipiras violentos em um vilarejo no interior da Inglaterra.

Em "Os Implacáveis" (1972) há Steve McQueen e Ali MacGraw interpretando um casal de criminosos que precisa fugir da polícia e da máfia. Já "Tragam-me a Cabeça de Alfredo García" (1974), é um faroeste moderno estrelado por Warren Oates, em que um ricaço mexicano (Emilio Fernandez) oferece uma fortuna a quem lhe levar a cabeça do homem que engravidou a sua filha.

Outro destaque é "A Cruz de Ferro" (1977), drama  com James Coburn que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, citado pelo próprio Quentin Tarantino como uma das principais influências de seu premiado "Bastardos Inglórios" (2009).

Vale a pena ficar de olho em todos os filmes da mostra, inclusive "O Homem que Eu Devia Odiar" (1961), "Pistoleiros do Entardecer" (1962) e "Juramento de Vingança" (1965), primeiros longas do diretor, que ainda não continham a violência estilizada que o tornaria um dos grandes nomes do cinema americano. 

Veja abaixo os filmes e horários das sessões: 

"Comboio"

(Convoy. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1978, 104 min) O filme narra a história de um lendário caminhoneiro, Rubber Duck, que se rebela contra a corrupção policial e organiza um protesto com caminhoneiros pela rádio. Em poucas horas, um poderoso comboio toma as estradas do Arizona para juntar-se a ele, rumo ao México. Esta longa jornada irá trazer à tona questões sociais de classes, raças e sexo, assim como o lugar da lei na sociedade moderna. Não recomendado para menores de 14 anos.
15/7. Terça-feira, 21h30
17/7. Quinta-feira, às 16h30

"Elite de Assassinos"
(The Killer Elite. Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1975, 122') Mike e George são parceiros de trabalho em uma agência de mercenários, que presta serviços à CIA e outras empresas. Durante um serviço, George trai e fere a tiros Mike, além de matar o prisioneiro. Dado como inválido, Mike consegue voltar a ativa após longo tratamento e quer, a todo custo, vingança. 
Não recomendado para menores de 16.
17/7. Quinta-feira, às 19h
21/7. Segunda-feira, às 16h30

"Juramento de Vingança"
(Major Dundee. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1965, 124') Durante a Guerra Civil Americana, um obcecado major da União lidera um bando formado por prisioneiros confederados, ex-escravos e criminosos à uma expedição em território mexicano, para caçar uma tribo de apaches sanguinários. 
Não recomendado para menores de 16.
17/7. Quinta-feira, às 21h30
23/7. Quarta-feira, às 16h30

"A Morte Não Manda Recado"
(The BalladofCableHogue. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1970, 121') Após ser abandonado pelos sócios no meio do deserto, um minerador é salvo da morte ao encontrar uma fonte de água. Mas nem mesmo a prosperidade alcançada ao transformar o lugar num pequeno oásis o faz abandonar a ideia de se vingar dos homens que o traíram. 
Não recomendado para menores de 14.
18/7. Sexta-feira, às 16h30
22/7. Terça-feira, às 21h30

"Dez Segundos de Perigo"
(Junior Bonner. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1972, 100') Quando o peão de rodeio Junior Bonner volta para sua cidade natal para enfrentar o touro que um dia o derrotou na arena, percebe que há outras pendências a serem resolvidas, especialmente com sua família. 
Não recomendado para menores de 12.
18/7. Sexta-feira, às 19h

"Pat Garrett & Billy The Kid"
(Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1973, 122') Neste filme, o xerife Pat Garrett tem de matar Billy the Kid, um velho amigo que se tornou fora da lei. 
Não recomendado para menores de 16.
18/7. Sexta-feira, às 21h30
23/7. Quarta-feira, às 19h

"Pistoleiros do Entardecer"
(Ride the High Country. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1962, 94') O ex-xerife Steve Judd é contratado para transportar uma remessa de ouro através de um território perigoso. Para lhe auxiliar na arriscada missão, ele contrata dois parceiros e nem imagina que eles planejam roubar o ouro. No caminho encontram a jovem Elsa que se junta a eles para fugir do marido e dos irmãos violentos.
Não recomendado para menores de 12.
19/7. Sábado-feira, às 16h30
23/7. Quarta-feira, às 21h30

"Sob o Domínio do Medo"
(Straw Dogs. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1971, 118 min) Um tímido matemático americano e sua esposa inglesa mudam-se para uma cidadezinha no interior da Inglaterra, buscando uma vida tranquila. No entanto, lá eles vão encontrar apenas a violência e o medo. Acuado, o inseguro matemático terá que se transformar num vingador para sobreviver.
Não recomendado para menores de 16 anos.
19/7. Sábado, às 19h

"Meu Ódio Será Sua Herança"
(The Wild Bunch. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1969, 144 min) Em 1913 um grupo de veteranos fora da lei passam a considerar seriamente a aposentadoria. Procurados, perigosos e intimidadores desde sempre, eles percebem que essa vida já não está valendo o risco e as coisas estão mudando rapidamente no velho oeste. Uma proposta tentadora e inesperada, no entanto, adia os planos do grupo.
Não recomendado para menores de 12 anos.
15/7.Terça-feira, às19h
19/7. Sábado, às 21h30

"Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia"
(Bring Me the Head of Alfredo Garcia. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1974, 112 min) Alfredo Garcia engravida a filha de um latifundiário mexicano que, revoltado, oferece um milhão de dólares por sua cabeça. Um músico fracassado descobre que Garcia já está morto e corta a cabeça do cadáver para receber a recompensa. O problema é que vários caçadores de recompensa saem atrás do homem.
Não recomendado para menores de 16 anos.
20/07/2014. Domingo, às 16h30

"Juramento de Vingança" - Versão Estendida
(Major Dundee. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1965, 136') Durante a Guerra Civil Americana, um obcecado major da União lidera um bando formado por prisioneiros confederados, ex-escravos e criminosos à uma expedição em território mexicano, para caçar uma tribo de apaches sanguinários. 
Não recomendado para menores de 16.
20/07/2014. Domingo, às 19h

"Os Implacáveis"
(The Getaway. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1972, 123 min) Para conseguir sua liberdade condicional, o presidiário Doc pede que sua esposa faça um trato com um influente membro da junta. Ele só não imaginou que o figurão lhe exigira favores sexuais em troca do acordo. Inconformado, Doc assassina-o e o casal sai em uma atribulada fuga por vários estados americanos.
Não recomendado para menores de 14 anos.
16/7.Quarta-feira, às 19h
20/7. Domingo, às 21h30

"O Casal Osterman"
(The Osterman Weekend.Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1983, 102 min) Todos os anos, o apresentador de TV John Tanner convida três de seus melhores amigos para um fim de semana divertido. Pouco antes da reunião deste ano, a CIA o convence que seus amigos fazem espionagem para a Rússia. Relutante, acaba por aceitar que sua casa seja monitorada, mas logo descobre que os planos não são como apresentados.
Não recomendado para menores de 14 anos.
16/7. Quarta-feira, às 16h30
21/7. Segunda-feira, às 19h

"O Homem que Eu Devia Odiar"
(The DeadlyCompanions. Direção: Sam Peckinpah, Estados Unidos, 1961, 93 min) Por carregar a culpa de ter matado acidentalmente um garoto, Brian Keith, ex-sargento do exército, inicia uma jornada por um perigoso território indígena para entregar o corpo à mãe do menino.
Não recomendado para menores de 12 anos.
15/7.Terça-feira, às 16h30
21/7. Segunda-feira, às 21h30

"Meu Ódio Será a Sua Herança: Um Álbum em Montagem"
(Direção: Paul Seydor, Estados Unidos, 1996, 34 min) Documentário criado pela descoberta de uma gravação em 16 mm, muda e em preto e branco, do diretor Sam Peckinpah e equipe, numa locação no norte do México durante a filmagem de Meu Ódio Será Tua Herança. Um documento histórico sobre os bastidores de uma das principais obras do cinema norte-americano.

"Uma Simples História de Aventura: Sam Peckinpah, México e Meu Ódio Será a Sua Herança"
(Direção: Nick Redman, Estados Unidos, 2005, 24 min) Concebido como uma sequência ao filme The Wild Bunch: AnAlbum In Montage, A Simple Adventure Story: Sam Peckinpah, MexicoAnd The Wild Bunch apresenta cenas descartadas da filmagem memorável de Meu Ódio Será Tua Herança no norte do México, combinadas com cenas de uma viagem dos produtores ao local da filmagem.
Não recomendado para menores de 14 anos.
16/7. Quarta-feira, às 21h30
22/7. Terça-feira, às 16h30

"A Cruz de Ferro"
(Cross of Iron. Direção: Sam Peckinpah, Reino Unido/Alemanha, 1977, 132 min) Um grupo de soldados alemães luta para sobreviver aos ataques soviéticos no front da Segunda Guerra Mundial. Eles retornam à base para encontrar um novo comandante, um tradicional oficial prussiano que busca a Cruz de Ferro para manter a honra de sua família. O filme mostra também o conflito entre o Sargento Steiner e o Coronel Brandt, que descobrem que seus instintos de guerra são maiores que os instintos de sobrevivência.
Não recomendado para menores de 14 anos.
22/07/2014. Terça-feira, às 19h


Retrospectiva de Sam Peckinpah
Quando: a partir desta segunda-feira (14) até dia 23
Onde: CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo)
Quanto: de R$ 3 a R$ 15
Informações: 0/xx/11 3087-0500; email@cinesesc.sescsp.org.br