Topo

Ator espanhol Álex Angulo morre, aos 61 anos, em acidente de carro

13.fev.20111 - O ator espanhol Alex Angulo chega a festa de cerimônia do Prêmio Goya - Dani Pozo/AFP
13.fev.20111 - O ator espanhol Alex Angulo chega a festa de cerimônia do Prêmio Goya Imagem: Dani Pozo/AFP

Do UOL, no Rio

20/07/2014 21h28

O ator espanhol Álex Angulo morreu neste domingo (20), aos 61 anos, em um acidente de carro no norte da Espanha. De acordo com informações da agência AFP, o acidente aconteceu quando seu carro, no qual estava sozinho, rodou na pista e saiu da estrada, na cidade de Fuenmayor.

Amigo do ator, o cineasta Alex de la Iglesia, com quem Angulo trabalhou em quatro filmes, resumiu seu sentimento de pesar ao escrever no Twitter apenas a palavra "Deus". José Coronado, seu paceiro em séries, desabafou: "Hoje se foi Alex. Nunca vi um coração tão grande quanto o dele. Descanse em paz, amigo", escreveu.

Angulo foi indicado três vezes ao Prêmio Goya, considerado o Oscar espanhol, pelos filmes "El Grande Vázquez", "Todo Mundo Quase Morto" e "O Dia da Besta". Nascido em Erandio (Vizcaia), em 1953, Angulo iniciou a carreira profissional no magistério, mas aos 23 anos decidiu seguir o rumo das artes.

Por mais de vinte anos ele pertenceu à companhia de teatro independente Bilbao Karraka.  Ao longo de sua extensa carreira, Angulo trabalhou em mais de 60 filmes, incluindo filmes para televisão e curtas-metragens. Foi ele responsável por lançar a carreira do cineasta Alex de la Iglesia no mítico "Mirinda Asesinas", de 1991.

O currículo de Angulo inclui parcerias com várias gerações de diretores espanhóis, dentre eles Pedro Almodóvar, com quem fez "Carne Trêmula", e Guillermo del Toro, com quem trabalhou em "O Labirinto do Fauno".