Topo

Arquidiocese volta atrás e libera curta de Padilha com Cristo Redentor

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 16h35

A Arquidiocese do Rio de Janeiro voltou atrás e não vai se opor ao uso da imagem do Cristo Redentor no curta dirigido por José Padilha e com Wagner Moura para o longa "Rio, Eu te Amo". Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21), a assessoria da produtora Conspiração Filmes avisou que a cúpula religiosa reavaliou o episódio e entendeu que não houve desrespeito.

Há duas semanas, a própria Conspiração havia publicado um texto dizendo que o filme de Padilha, "Inútil Paisagem", não entraria na versão final do longa porque a Arquidiocese do Rio não cedeu os direitos de uso da imagem da estátua do Cristo Redentor, "peça fundamental da história de José Padilha". Como justificativa ao veto, a Cúria Metropolitana teria dito que considerou o filme "ofensivo" à imagem de Cristo.

Em "Inútil Paisagem", o personagem de Wagner Moura voa de asa delta em torno da estátua e faz um "desabafo", usando o Cristo Redentor como interlocutor. Ele reclama, ainda segundo a produtora, de problemas pessoais e também de problemas da cidade, como a pobreza.

No novo comunicado, enviado aos produtores pelo vicariato, os integrantes da Arquidiocese "entenderam que o episódio não visou interesse religioso no trato à imagem do Cristo Redentor, portanto não houve desrespeito ao Cristo ou à religião católica". Ainda de acordo com o texto, apesar do prazo apertado para a entrega do longa, "os produtores vão trabalhar intensamente e esperam poder incluir o episódio [de Padilha] na versão para os cinemas brasileiros".

No início do mês, a Conspiração informou ao UOL que a história havia sido vetada em abril pela Arquidiocese do Rio e, desde então, a produtora lutava para que o órgão religioso voltasse atrás. Como o filme tem contrato com distribuidoras internacionais e precisava ser concluído até o final deste mês, os produtores decidiram "jogar a toalha" e resolveram lançar o longa sem "Inútil Paisagem" --o cartaz oficial já excluía a produção.

Parte da série de filmes "Cities of Love" --que já inclui "Paris, Eu te Amo" e "Nova York, Eu te Amo"--, "Rio, Eu te Amo" tem estreia marcada para 11 de setembro. O longa traz no elenco 24 estrelas nacionais e internacionais, entre elas Harvey Keitel, Emily Mortimer, John Turturro, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Vincent Cassel, Vanessa Paradis, Ryan Kwanten e Jason Isaacs, entre outros, em histórias curtas dirigidas por renomados diretores de cinema.