Topo

Bruxas? Lobisomens? Nerds elegem o "monstro" da vez na TV e no cinema

"Teen Wolf", "Bruxas de East End", "Hemlock Grove" e "Malévola" disputam o novo "monstro" queridinho dos nerds - Divulgação e Montagem/UOL
"Teen Wolf", "Bruxas de East End", "Hemlock Grove" e "Malévola" disputam o novo "monstro" queridinho dos nerds Imagem: Divulgação e Montagem/UOL

James Cimino

Do UOL, em San Diego (EUA)

26/07/2014 04h28

De tempos em tempos a TV e o cinema escolhem um filão de criaturas sobrenaturais para explorar nas histórias de terror. Nos últimos anos, o destaque foi para os vampiros de "Crepúsculo" e para os zumbis de "The Walking Dead". E agora, o que vem pela frente?

Uma pista foi dada na Comic-Con 2014 por Maggie Friedman, criadora da série "Bruxas de East End", que estreia no Brasil neste semestre. "Quando estava escrevendo o roteiro eu achei legal não estar fazendo nada sobre zumbis e vampiros. Percebi que estava criando um novo monstro: a bruxa".

Quem assistiu a "Malévola", "Branca de Neve e o Caçador", "Espelho, Espelho Meu" e "American Horror Story: Coven", percebe que as bruxas se tornaram as verdadeiras protagonistas de clássicos contos de fadas, deixando as princesas para segundo plano.

Mas isso é uma unanimidade? "Eu não acho que eu seja um monstro!", disse a atriz Tanya Dibrova, 21, trajada como Malévola. "Prefiro chamar de rainha má!"

O engenheiro de software Alex Badham também discorda da classificação de monstro para as bruxas e diz que a próxima onda será a dos lobisomens. "É cíclico. Depois de vampiros e zumbis vêm os lobisomens. É só olhar o sucesso de 'Teen Wolf'. O Netflix já sacou isso e produziu 'Hemlock Grove'."

O Arqueiro Verde Kyle Girgis, 21, também é do time dos lobisomens e aposta numa renovação do gênero com "Teen Wolf". "Adoro essa série!"

Há ainda que aposte em uma terceira via: a dos monstros do sci fi, como a estudante Ivy Salazar, 31. "Esse ciclo se repete a cada dez anos. Os gêneros se repetem e já faz um tempo que não aparece um alien ou um predador."

Por fim, o analista de crédito Luis Perez, 25, vai além: "O monstro da vez é o Tyrion Lannister [Peter Dinklage, em 'Game of Thrones']! Se precisar ele mata até a família. Mas eu acho que está rolando uma onda de bruxas gostosas também, como a Malévola e a Emma Roberts de 'American Horror Story'."