Topo

Em carta, Almodóvar e Penélope Cruz repudiam "genocídio" em Gaza

O diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz - Ralph Orlowski/Getty Images
O diretor Pedro Almodóvar e a atriz Penélope Cruz Imagem: Ralph Orlowski/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 09h58

Estrelas do cinema espanhol, liderados pelos vencedores do Oscar, o casal de atores Penélope Cruz e Javier Bardem, e o diretor Pedro Almodóvar, condenaram o bombardeio em Gaza. Em uma carta abeta publicada nesta terça-feira (29), eles chamaram as ações o bombardeio de civis palestinos de “genocídio”.

Na carta, eles apelam para que a União Europeia condene a ação israelense sob Gaza, que “tem sofrido por mais de uma década”. Os artistas ainda exigem cessar fogo e dizem que Israel não está respeitando as fronteiras estabelecidas em 1967. As informações são do site "Hollywood Reporter".

Em outro trecho, eles dizem: “Gaza está vivendo o horror durante esses dias. Lares palestinos estão sendo destruídos e eles estão sendo negados a água, eletricidade e livre circulação em hospitais, escolas e campos, enquanto a comunidade internacional não faz nada”.

Entre as assinaturas, estão os diretores Montxo Armendariz e Benito Zambrano, os atores Lola Herrera, Eduardo Noriega e Rosa Maria Sarda, e os músicos Amaral e Nacho Campillo.

Bardem, que ganhou o Oscar de ator coadjuvante em 2008 por seu papel em “Onde os Fracos Não Têm Vez”, é um conhecido ativista político. Sua mulher, Penélope Cruz, também tem na prateleira o Oscar de atriz coadjuvante pelo filme “Vicky Cristina Barcelona” (2009). O casal é amigo de Almodóvar, que ganhou dois Oscars - um de melhor filme estrangeiro por “Tudo Sobre Minha Mãe” (2000) e melhor roteiro original por “Fale com Ela” (2002).

Duas semanas atrás, o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, foi criticado por alguns fãs após fazer comentários contra Israel, durante um show na Inglaterra. Em seguida, Vedder publicou no site oficial da banda o texto "Imagine That – I'm Still Anti-War" (cujo título pode ser traduzido como "Imagine – Eu Ainda Sou Antiguerra"). Ele inicia o discurso com a frase "You may say I'm a dreamer... But I'm not the only one" ("Você pode dizer que eu sou um sonhador... Mas não sou o único"), da música "Imagine" de John Lennon.