Topo

"Guardiões da Galáxia" é filme B das antigas com orçamento de blockbuster

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 07h00

"Guardiões da Galáxia", que estreia nesta quinta-feira (31) nos cinemas, é um longa que consegue juntar em um mesmo pacote a liberdade de um filme independente, o orçamento de produção de grande estúdio, roteiro legitimamente engraçado e um ar de aventura retrô que em seus melhores momentos parece a saga original de "Star Wars", se ela fosse feita hoje.

A história segue Peter Quill (Chris Pratt), terráqueo raptado quando criança que acaba se tornando um pirata do espaço e adotando a alcunha de Star Lord, nome muito mais pomposo do que o tipo de ladrão de galinhas espacial que é de fato. Ao roubar uma esfera para um contrato ele acaba preso e se unindo a um grupo de anti-heróis formado pela assassina Gamora (Zoe Saldana), um guaxinim geneticamente modificado Rocket (voz de Bradley Cooper), um homicida em busca de vingança chamado Drax (Dave Bautista) e uma árvore ambulante que só sabe falar que seu nome é Groot (voz de Vin Diesel).

É irônico como esses aliens bizarros são muito mais humanos do que a maioria dos super-heróis porque são falhos e não máquinas implacáveis. "Guardiões da Galáxia" faz parte do universo expandido da Marvel - assim como os longas dos Vingadores - mas o clima é muito mais descontraído. Ao invés de uma equipe de defensores da justiça, eles estão mais para anti-heróis que passam quase tanto tempo discutindo entre si quanto enfrentando os inimigos. Metade da diversão está em ver os "guardiões" trocando farpas um com ou outro, em especial o personagem de Rocket, que rouba a cena com seu ar debochado.

Visualmente, o filme é lindo. Não apenas é o que se espera de um longa de orçamento de US$ 170 milhões como o filme traz uma galáxia viva e colorida, além de motrar extrema criatividade nos cenários e personagens. Sabe aquela cena da cantina de "Star Wars" na qual aparecem aliens dos mais variados tipos, cores e tamanhos? É como se "Guardiões da Galáxia" fosse um filme sobre esse universo.

Esse ar saudosista não é por acaso. O diretor James Gunn disse em entrevista ao site Io9 que as maiores inspirações foram os filmes de aventura que ele assistia na infância, como "Os Caçadores da Arca Perdida", "Star Wars" e "De Volta Para o Futuro". A própria trilha sonora de clássicos pop dos anos 1970 como The Runaways, Jackson 5, Blue Swede e David Bowie parece em um primeiro momento uma escolha bizarra para um filme no espaço sideral, mas logo ela passa a fazer tanto sentido que você não pode mais imaginar o filme sem elas.

"Guardiões da Galáxia" é o décimo filme do universo expandido da Marvel desde a explosão de "Homem de Ferro" em 2008 ter colocado os super-heróis no centro das bilheterias mundiais. E é bom ver que a Marvel não tem medo de mandar alguns filmes pensados fora da caixa, mostrando que a saga está longe de ficar desgastada. E a aposta parece ter dado certo, "Guardiões da Galáxia 2" foi confirmado antes mesmo do lançamento do primeiro e pela qualidade do filme, é difícil discutir.