Topo

Ex-coadjuvante gordinho, ator de "Guardiões" é a nova aposta da Marvel

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 10h30

De gordinho coadjuvante em sitcoms a protagonista de superprodução da Marvel. A trajetória meteórica e improvável de Chris Pratt, que vive o aventureiro interestelar de “Guardiões da Galáxia”, é um conto de fadas que desafia a lógica de fabricação de galãs de Hollywood.

Já com 35 anos, depois de papéis discretos em séries (“Everwood”, “The O.C.” e “Parks and Recreation”) e também em filmes (“O Procurado”, “O Homem que Mudou o Jogo”, "De Repente Pai" e “A Hora Mais Escura”), o ator reapareceu repaginado neste ano. E pela primeira vez em um papel principal no cinema.

27 kg a menos

Para viver um seguro Senhor das Estrelas, que em quase nada lembra os tipos cômicos de outrora, Pratt teve de malhar e perder 27 quilos. Virou, fisicamente, uma espécie de Paul Walker do universo fantástico. Com o protagonismo de um Ashton Kutcher —embora sua atuação seja bem mais convincente que a de ambos. 

pratt - Reprodução/IMDB - Reprodução/IMDB
Coadjuvante gordinho: Chris Pratt em cena da comédia "De Repente Pai" (2013)
Imagem: Reprodução/IMDB

Natural da Virigina, no Estado do Minnesota, Pratt foi descoberto aos 20 anos pela atriz e diretora Rae Dawn Chong, quando fazia bico de garçom na filial havaiana do Bubba Gump Shrimp, cadeia de restaurantes inspirada na história de “Forest Gump”.

Por uma década, manteve-se distante dos holofotes, em pequenas participações na TV, até conseguir algum destaque na série “Parks and Recreation” –exibida por aqui no canal Sony_, na pele do engraxate Andy Dwyer. Originalmente provisório, o personagem vendeu mais do que graxa e acabou efetivado no elenco.

Ainda buscando espaço, o ator teve uma ligeira mudança de rota em sua carreira, em 2011. Após ser preterido no papel de Capitão Kirk em “Star Trek” (2009), Pratt atuou com brilho no drama biográfico “O Homem que Mudou o Jogo”, ao lado de Brad Pitt e Philip Seymour Hoffman. No filme, fugindo do tipo abobalhado, ele encarna um pai de família e jogador de beisebol rejeitado, que precisa se reinventar em outra posição no jogo.

Êxito de público e crítica –teve indicações a seis Oscars em 2012–, o filme revelou outra faceta de Pratt: a dramática. Para muitos, inclusive os críticos, surpreendente. Era o que precisava para alçar voos mais altos e driblar o estereótipo de gordinho bonachão.

Entre participações em comédias sem muita repercussão, o longa "A Hora Mais Escura" (2012) confirmou a nova fase do ator, mais maduro, mas ainda servindo de escada para astros mais conhecidos.

Virada

A derradeira virada aconteceu, enfim, em 2013. Escolhido como protagonista de "Guardiões da Galáxia" Pratt é Peter Quill, espécie de Indiana Jones do espaço. Com os músculos e a carreira mais definidos, o ator injetou no papel parte do carisma de seus personagens anteriores e, hoje, é a mais nova aposta da Marvel para faturar alto no quesito idolatria –já pensando num substituto à altura para Robert Downey Jr., astro da franquia “Homem de Ferro”.

A caminhada do novo queridinho dos filmes de aventura segue a passos largos. Além das continuações de “Guardiões”, em que estará presente, Pratt foi confirmado recentemente pela Universal como protagonista de “Jurassic World”, novo capítulo da saga dos dinossauros iniciada com “Jurassic Park” (1993), que chega aos cinemas em junho de 2015.