Topo

"O câncer me fez pensar na existência", diz ator Nelson Xavier em Gramado

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

09/08/2014 15h53

No dia seguinte da primeira exibição pública do elogiado "A Despedida", o ator Nelson Xavier disse a uma plateia de jornalistas em Gramado (RS) que o fato de ter se apaixonado pelo roteiro de Marcelo Galvão tem a ver com uma experiência pessoal. "Me apaixonei pelo tema logo de cara. O câncer me fez pensar mais na existência", afirmou neste sábado (9). O ator foi diagnosticado com câncer de próstata em 2004, fez tratamento e hoje diz que está livre da doença. 

Também dirigido por Marcelo Galvão, o filme é uma poesia sobre a finitude da existência. Xavier vive Almirante, um homem de mais de 90 anos que percebe que sua vida está perto do fim e decide se despedir da vida e da amante, 50 anos mais nova que ele, vivida por Juliana Paes. Assim como Almirante, Nelson contou que não sente a idade que tem. "Tenho 72, mas me sinto com 27". 
 
Juliana Paes diz que chegou ao fim de "A Despedida" aos prantos - Dani Villar/Divulgação/PressPhoto - Dani Villar/Divulgação/PressPhoto
Juliana Paes diz que chegou ao fim de "A Despedida" aos prantos
Imagem: Dani Villar/Divulgação/PressPhoto
Juliana Paes "aos prantos"
Paes também diz ter aceitado o papel pela emoção que o tema lhe trouxe. Ela contou que assistiu ao longa pela primeira vez nesta sexta-feira e que chegou ao final da exibição "aos prantos". "Fiquei morrendo de vergonha. Não queria que alguém me visse chorando com um trabalho que eu mesma fiz, mas depois relaxei. Se eu choro com o trabalho dos colegas, por que não posso chorar com o meu?".
 
A personagem de Paes, Morena, é entristecida e pouco vaidosa. Segundo Galvão, foi Juliana que pediu para não usar maquiagem ou ter cabeleireiro. A atriz contou que em algumas cenas seus seios estavam estranhos por conta da amamentação de seu segundo filho, mas nada disso a preocupou. "Não quis colocar nada no lugar. Como mulher, quero estar sempre bonita, claro, mas como atriz, o que eu quero é isso, fazer o que ninguém viu". 
 
A atriz ainda elogiou o trabalho do diretor e disse que ele foi corajoso ao chamá-la para viver uma mulher triste, já que ela sempre é vista em papeis otimistas. Nelson ainda disse que, às vezes, a beleza pode esconder o que o ator tem de melhor, "mas Juliana se revelou nesse filme".