Topo

"Senti o espírito de Robin Williams", diz Jeff Bridges após morte do ator

Eduardo Graça

Do UOL, em Nova York

12/08/2014 16h46

Amigo e colega de elenco de Robin Williams em "O Pescador de Ilusões" (1991), Jeff Bridges disse que a morte do ator, na segunda-feira (11), despertou nele uma série de lembranças. E justamente no momento em que promove o filme "O Doador de Memórias", um projeto relacionado à importância de se manter vivas memórias, mesmo as mais dolorosas, e emoções.

"Eu apenas quero registrar a completitude da vida, as alegrias, as tristezas, que estão nos aguardando a todos. Estou repleto de vida hoje ao saber da morte de meu querido amigo Robin", disse ele, visivelmente emocionado, durante encontro com jornalistas nesta terça-feira, em Nova York, do qual o UOL participou.

Bridge e Williams foram colegas de elenco em "O Pescador de Ilusões", dirigido por Terry Gilliam em 1991. Na ocasião, Williams foi indicado ao Oscar de melhor ator, mas o vencedor foi Anthony Hopkins, por "O Silêncio dos Inocentes".

11.ago.2014 - Jeff Bridges e a mulher, Susan Geston, na pré-estreia do filme "O Doador de Memórias" no Zeigfeld Theater, em Nova York - Reuters - Reuters
11.ago.2014 - Jeff Bridges e a mulher, Susan Geston, na pré-estreia do filme "O Doador de Memórias" no Zeigfeld Theater, em Nova York
Imagem: Reuters

"Ontem à noite foi difícil parir um filho tão querido como 'O Doador de Memórias', passar pelo tapete vermelho, ao mesmo tempo em que recebia as notícias da morte de meu querido amigo. De noite, na festa que tivemos no restaurante da Boathouse do Central Park, estava conversando com minha mulher quando vi um vulto. 'Meu Deus, é o Robin? É seu fantasma?' Mas não, era o Radioman", contou.

O Radioman foi uma figura constante na fauna urbana nova-iorquina da década de 1990 e assíduo frequentador de sets de filmagens, que teria inspirado o personagem Parry, interpretado por Williams, em "O Pescador de Ilusões". Williams e Radioman começaram a se falar, e Bridges também passou a se relacionar ocasionalmente com o pescador de ilusões da vida real.

"O encontro com Radioman me trouxe de volta esta sensação maravilhosa do tempo fantástico que dividimos, eu e Robin, aqui em Nova York, durante as filmagens de 'O Pescador'", disse ele. "Lembro que Radioman não conseguia acreditar que o personagem do Robin existia de fato, que estava sendo imortalizado no cinema. Então, ontem, eu tive que abraçar Radioman, olhá-lo de perto, ver bem o seu rosto. Eu senti o espírito de Robin, assim como sinto ele aqui neste momento, neste salão de hotel, ao nosso lado", contou Bridges.

"Agora há pouco, antes de descer para encontrar vocês, olhei pela janela de meu quarto, vi o Central Park, que é minha paisagem favorita na cidade, e me lembrei da cena em que eu e Robin protagonizamos, ali embaixo, às 4h da madrugada. Nós dois, nus, pelados, e Robin completamente selvagem e livre. Ele dizia: 'Deixe o pônei selvagem dançar'. Ele rebolava a bunda na grama e dizia: 'Você sabe por que cães fazem isso? Porque eles podem'. Eu tinha que dividir isso com vocês porque é o que está mais intensamente em minha cabeça agora. Sinto tanta falta dele, e tenho certeza de que vocês também sentem. Que presente da vida Robin Williams foi para nós", finalizou Bridges, emocionado.

 
Morte de Robin Williams
 
O ator norte-americano Robin Williams, famoso por papéis em filmes como "Patch Adams - O Amor é Contagioso" e "Sociedade dos Poetas Mortos", morreu na segunda-feira (11), aos 63 anos. O corpo dele foi encontrado em sua casa, em Tiburon, na Califórnia, por seu assistente pessoal. 
 
A conclusão preliminar da polícia é de que Williams morreu por asfixia causada por enforcamento. Segundo o tenente Keith Boyd, que concedeu entrevista na sede da polícia no condado de Marin, em São Francisco, Williams foi encontrado com um cinto em torno do pescoço --a outra extremidade do cinto estava presa na porta do quarto, que estava fechada.
 
"Nesta manhã eu perdi meu marido e meu melhor amigo", disse a mulher do ator, Susan Schneider, à imprensa norte-americana. "Em nome da família do Robin, peço que respeitem nossa privacidade nesse momento e que lembrem dele não por sua morte, mas pelos momentos de alegria e risada que ele proporcionou a todos ao longo de sua carreira", completou. A porta-voz da família, Mara Buxbaum, disse que Williams estava "enfrentando uma forte depressão nos últimos tempos".
 
Vencedor do Oscar de ator coadjuvante por "Gênio Indomável" (1997), Robin Williams se internou no mês passado em uma clínica de reabilitação. Ele estava em um setor da Hazelden Addiction Treatment Center, em Minnesota, que possui um programa focado em manter a sobriedade por longo prazo --Williams lutava contra o vício de cocaína e álcool havia décadas. Em 2006, ele já havia ingressado voluntariamente em uma clínica para tratar o alcoolismo, depois de uma recaída após 20 anos de sobriedade.