Topo

Filha de Robin Williams: "Ele era caloroso, mesmo nos momentos sombrios"

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 10h16

Após a polícia confirmar o suicídio de Robin Williams, os três filhos do ator, Zak, Zelda e Cody Williams, e a ex-mulher, Marsha Garces Williams, divulgaram na imprensa declarações sobre o pai e o marido, morto na segunda-feira aos 63 anos.

Zak Williams
"Ontem, eu perdi meu pai e melhor amigo, e o mundo ficou um pouco mais cinzento. Vou levar seu coração comigo todos os dias. Gostaria de pedir aqueles que o amavam para se lembrarem dele como um ser gentil, bondoso e generoso, como só ele conseguia ser. Procurem trazer alegria para o mundo como ele buscou"

Zelda Williams
"Minha família buscou privacidade no nosso tempo de convívio. Era nossa maneira de manter uma coisa que era nossa, com um homem que compartilhamos com o mundo inteiro. Mas agora que se foi, eu me sinto despida. Meu último dia com ele foi em seu aniversário, e eu serei eternamente grata por meus irmãos e eu termos passado esse tempo a sós com ele, compartilhando presentes e risadas. Ele foi sempre aconchegante, mesmo em seus momentos mais sombrios. Eu nunca, nunca, entenderei como ele poderia ser amado tão profundamente e não encontrar isso em seu coração para ficar. Há pequeno conforto em saber que nossa dor e perda, de alguma maneira, é compartilhada com milhões de pessoas. Isso não ajuda na dor, mas pelo menos é um fardo que inúmeros outros sabem agora que levamos e que se ofereceram para ajudar a aliviar a carga. Obrigado por isso.

"Para aqueles que ele tocou e que estão enviando palavras amáveis, saibam que uma de suas coisas favoritas no mundo era fazer todos rirem. Quanto àqueles que estão enviando negatividade, sei que são poucos, uma parte dele está enviando um bando de pombos para fazer cocô em seu carro recém-lavado. Afinal, ele gostava de rir também". 

"Papai foi, é e sempre será um das mais amáveis , generosas e gentis almas que eu já conheci, e, embora existam algumas coisas que eu sei com certeza, agora, uma delas é que não só o meu mundo, mas todo o mundo será sempre um pouco mais escuro, menos colorida e menos cheia de riso com sua ausência. Nós vamos ter que trabalhar o dobro para preenchê-lo de volta."

Cody Williams
"Não há palavras suficientemente fortes para descrever o amor e respeito que tenho por meu pai. O mundo nunca mais será o mesmo sem ele. Vou sentir falta dele e levá-lo comigo para onde quer que eu vá para o resto da minha vida, olhando sempre para frente até o momento em que eu começar a vê-lo novamente."

Marsha Garces Williams
"Meu coração está dividido, aberto e espalhado por todo o planeta, com todos vocês Por favor, lembrem-se do gentil, amoroso, generoso - e sim, brilhante e engraçado --, o homem que foi Robin Williams. Meus braços estão envolvidos em torno de nossos filhos como sempre procuramos fazer para lidar com essa perda imensurável celebrando o homem que amamos”

Robin Williams com dublês nas filmagens de "Uma Noite no Museu" - Reprodução/Instagram/therobinwilliams - Reprodução/Instagram/therobinwilliams
Robin Williams com dublês nas filmagens de "Uma Noite no Museu"
Imagem: Reprodução/Instagram/therobinwilliams
Morte aos 63 anos

O corpo de Robin Williams foi encontrado em sua casa, em Tiburon, na Califórnia, sem sinais vitais. A conclusão preliminar da polícia é de que o ator morreu por asfixia causada por enforcamento.

Williams foi encontrado com um cinto em torno deu seu pescoço. A outra extremidade do cinto estava presa na porta do quarto, que estava fechada. O ator estava vestido, levemente suspenso, em uma posição como se estivesse sentado.

Ainda de acordo com o tenente Keith Boyd, o pulso esquerdo de Williams também apresentava cortes. Um canivete foi encontrado próximo ao corpo,  com um material similar a sangue seco na lâmina. Testes serão feitos para averiguar se a substância é realmente sangue e, em caso afirmativo, se é o sangue do ator.

Williams foi visto vivo pela última vez por volta das 22h30 de domingo por sua mulher, quando ela foi dormir. Aparentemente, depois disso, foi para o outro quarto em uma hora não determinada. Na segunda-feira, acreditando que que o marido estivesse dormindo, sua mulher saiu de casa por volta das 10h30.

O assistente pessoal do ator, preocupado por ele não responder a batidas na porta do quarto, entrou e encontrou Williams morto em torno das 11h45.

"Nesta manhã eu perdi meu marido e meu melhor amigo", disse a mulher do ator, Susan Schneider, à imprensa norte-americana. "Em nome da família do Robin, peço que respeitem nossa privacidade nesse momento e que lembrem dele não por sua morte, mas pelos momentos de alegria e risada que ele proporcionou a todos ao longo de sua carreira", completou. A porta-voz da família, Mara Buxbaum, disse que Williams estava "enfrentando uma forte depressão nos últimos tempos".
 
Vencedor do Oscar de ator coadjuvante por "Gênio Indomável" (1997), Robin Williams se internou no mês passado em uma clínica de reabilitação. Ele estava em um setor da Hazelden Addiction Treatment Center, em Minnesota, que possui um programa focado em manter a sobriedade por longo prazo --Williams lutava contra o vício de cocaína e álcool havia décadas. Em 2006, ele já havia ingressado voluntariamente em uma clínica para tratar o alcoolismo, depois de uma recaída após 20 anos de sobriedade.