Topo

MinC abre inscrições para escolher filme brasileiro no Oscar

O longa "Central do Brasil" recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999 - Reuters
O longa "Central do Brasil" recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999 Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 11h59

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura abriu as inscrições para o processo de seleção de longa-metragens brasileiros para o Oscar 2015. A produção escolhida para ser candidata a uma vaga na categoria filme estrangeiro será revelada no dia 18 de setembro.

De acordo com as instruções oficializadas no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (21), podem se inscrever filmes que tenham sido exibidos, ou que ainda serão exibidos publicamente e comercialmente, por, no mínimo, 7 dias consecutivos, entre 1 de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014.

O prazo para o recebimento das inscrições vai até 10 de setembro. A 87ª edição do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro de 2015.

George Torquato Firmeza, Jeferson Rodrigues de Rezende, Luis Erlanger, Sylvia Regina Bahiense Naves e Orlando de Salles Senna fazem parte da Comissão Especial de Seleção.

O representante brasileiro para o Oscar 2014 foi "O Som ao Redor", do diretor pernambucano Kléber Mendonça Filho. O longa, bastante premiado e elogiado pela mídia estrangeira, no entanto, não chegou a figurar entre os nove filmes pré-selecionados pela Academia. 

A última vez que um filme nacional disputou a estatueta foi em 1999 – quando "Central do Brasil", de Walter Salles, foi finalista ao lado de "A Vida É Bela", do diretor Roberto Benigni.