Topo

Robin Williams foi cremado e cinzas jogadas no mar, diz atestado de óbito

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 10h17

O ator Robin Williams foi cremado um dia depois de sua morte, no dia 12 de agosto, e suas cinzas foram jogadas na baía de São Francisco, na Califórnia, segundo o atestado de óbito. Ainda de acordo com o documento, a causa da morte do ator ainda está sob investigação.

21.ago.2014 -  Certidãode óbito do ator Robin Williams mostra que ele foi cremado no dia seguinte à morte e cinzas foram espalhadas na baía de San Francisco, na Califórnia - Splash News/AKM-GSI / AKM-GSI - Splash News/AKM-GSI / AKM-GSI
21.ago.2014 - Certidãode óbito do ator Robin Williams mostra que ele foi cremado no dia seguinte à morte e cinzas foram espalhadas na baía de San Francisco, na Califórnia
Imagem: Splash News/AKM-GSI / AKM-GSI

Segundo informações da polícia, o ator foi encontrado morto em sua casa, em Tiburon, na Califórnia, com um cinto em torno de seu pescoço. Vencedor do Oscar de ator coadjuvante por "Gênio Indomável" (1997), Robin Williams havia se internado em julho em uma clínica de reabilitação.

O ator, que lutava contra o vício de cocaína e álcool havia décadas, estava em um setor da Hazelden Addiction Treatment Center, em Minnesota, que possui um programa focado em manter a sobriedade a longo prazo. Em 2006, ele já havia ingressado voluntariamente em uma clínica para tratar o alcoolismo, depois de uma recaída após 20 anos de sobriedade.

Biografia

Nascido em 21 de julho de 1951 em Chicago, Robin McLaurin Williams se mudou ainda criança com a família para San Francisco. Ele estudou ciências políticas na Faculdade Claremont e teatro na Faculdade de Marin, antes de ganhar uma bolsa de estudos na prestigiada Escola Julliard, em Nova York.

Enquanto não conseguia emprego como ator dramático, Williams desenvolveu seu lado de comediante em pequenas improvisações de stand up. Mudou-se para Los Angeles e fez números de comédia em clubes como Improv e Comedy Store. Nessa época, também conseguiu emplacar as primeiras aparições em programas de TV.

Seu primeiro grande sucesso veio após uma participação especial na série "Happy Days" como um alienígena, em 1978. Ovacionado pelo público, o papel desembocou em uma nova série, "Mork & Mindy", estrelada por Williams na pele de um alienígena do planeta Ork.  

Seu primeiro papel no cinema foi em "Popeye" (1980), de Robert Altman, que não foi bem recebido pela crítica. No longa, sua Olívia Palito era a atriz Shelley Duvall, que na época também estrelava o clássico de Stanley Kubrick "O Iluminado". O sucesso de crítica veio com "Bom Dia, Vietnã", de 1987, em que interpretava um DJ de rádio que fazia um programa para as tropas norte-americanas durante a guerra no país asiático.

Entre outras, destacam-se as participações em "Desconstruindo Harry" (1997), "Patch Adams: O Amor É Contagioso" (1988), "Sociedade dos Poetas Mortos" (1989),  "A Gaiola das Loucas" (1996), "Homem Bi-centenário" (1999), "Noite no Museu" (2006) e a dublagem nas duas versões da animação "Happy Feet" (2006 e 2011). Um de seus últimos filmes a estrear nos cinemas brasileiros foi "O Mordomo da Casa Branca",  indicado ao Oscar no início do ano. 

Robin Williams foi indicado quatro vezes ao Oscar, ganhou dois prêmios Emmy, seis Globos de Ouro, dois prêmios do Screen Actors Guild e cinco Grammys.