Topo

Festival de Veneza revela o avesso de atores que interpretam super-heróis

Personagem de Michael Keaton é "assombrado" pelo herói Homem-Pássaro nas filmagens de "Birdman", de Alejandro González Iñárritu - Divulgação
Personagem de Michael Keaton é "assombrado" pelo herói Homem-Pássaro nas filmagens de "Birdman", de Alejandro González Iñárritu Imagem: Divulgação

Neusa Barbosa

Do UOL, em Veneza

27/08/2014 15h44

Sair da sombra de super-heróis é a grande questão para alguns dos principais protagonistas de filmes concorrendo ao Leão de Ouro em Veneza 2014. A corrida largou com o veterano Michael Keaton, o Batman de Tim Burton, que se apropria de uma parte de sua propria história pessoal em "Birdman", atração de abertura do festival nesta quarta (27).

Como no ano passado, um filme dirigido por um mexicano, neste caso Alejandro González Iñárritu, pode repetir a façanha de Alfonso Cuarón no ano passado, que saiu da première de Veneza com seu sci-fi "Gravidade" para uma carreira internacional que culminou no Oscar.

Na entrevista coletiva após o filme, que começou com aplausos entusiasmados para um Michael Keaton muito à vontade, o ator, que completa 63 anos no dia 5 de setembro, descartou a pergunta óbvia - se a sombra do "Batman" feito em 1989 com Tim Burton o persegue como acontece com seu personagem no filme de Iñárritu, Riggan Thomson - sobre seu papel no novo filme, de um ator que não consegue se livrar do fantasma, literalmente, do heroi-pássaro que interpretou no cinema.

"Nada me persegue profissionalmente", garante Keaton. Mas ele tem problemas com seu principal personagem, que sequer lhe garantiu uma indicação ao Oscar? "Aquele papel teve um efeito gigante na minha carreira internacional, bem como na de Tim. Eu totalmente abraço isso, adoro ter feito esse trabalho, ter feito parte dele."

Não era bem isso o que Keaton dizia de seu principal papel anos atrás. Em 2011, por exemplo, numa entrevista ao "Los Angeles Times", ele se lembrava assim das filmagens do primeiro "Batman" no final de 1988, em Londres: "Foi um tempo muito solitário para mim. Eu não falava com quase ninguém e corria à noite, pelas ruas de Londres, para conseguir dormir. O que foi ótimo para o personagem".

Atores famosos
A longa lista de atores famosos que entraram na pele de super-heróis recentemente e são citados nos diálogos de "Birdman" em tom de sátira - incluindo Michael Fassbender, Jeremy Renner, Robert Downey jr. e Ryan Gosling - foi resultado de um brainstoming entre os roteiristas, uma equipe que inclui o próprio Iñarritu, seu habitual parceiro, Armando Bo, e mais Nicolás Giacobone e Alexander Dinelaris Jr. Mas teve colaboração dos atores. Gosling, segundo entregou o diretor, foi lembrado por Edward Norton, que interpreta Michael, um colega mais jovem que rouba a cena de Riggan no palco, na produção teatral em que o ex-super herói tenta mostrar que tem talento dramático.

Andrew Garfield em cena do filme "O Espetacular Homem-Aranha" (2012) - Brainpix - Brainpix
Imagem: Brainpix

Curiosamente, um dos intérpretes de super-heróis mais populares da atualidade, o Homem-Aranha Andrew Garfield,  não foi mencionado. Mas o herói aracnídeo aparece numa imagem do filme, em sua roupa vermelha e azul. A namorada de Garfield em "O Espetacular Homem-Aranha" também está em "Birdman": Emma Stone interpreta Sam, a filha de Riggan, uma jovem problemática, saída da uma internação por dependência química.

O próprio Garfield, porém, terá seu dia de teste de superação da imagem do herói voador e poderoso, no concorrente norte-americano "99 Homes", de Ramin Baharani, que será exibido nesta quinta-feira - em que ele interpreta um pai solteiro às voltas com a especulação imobiliária e o despejo de sua casa, num filme que representa a primeira investida do ator como produtor.

A paternidade, aliás, anda passando pela cabeça de Garfield, a julgar por uma entrevista recente ao jornal inglês "The Guardian". Nela, ele confessa: "Sou absolutamente fascinado pela paternidade, e já faz algum tempo. Pretendo ser um pai perfeito. Sei que falharei miseravelmente."