Topo

Curta inédito de Eduardo Coutinho é exibido no Festival de Brasília

Mariane Zendron

Do UOL, em Brasília

21/09/2014 19h00

Um curta-metragem inédito de Eduardo Coutinho, "Le Téléphone", foi encontrado por amigos do cineasta paraibano e foi exibido neste domingo (21), às 14h30, no Museu Nacional da República, em Brasília, local que também exibe até segunda-feira a mostra dedicada ao cineasta, morto em fevereiro deste ano.

O curta é uma divertida história de uma homem que tenta fazer um pedido de casamento, mas é constantemente interrompido por um telefone e pela namorada que insiste em atendê-lo. O filme foi rodado em 1959, quando o Coutinho estava no segundo ano do curso de cinema no Idhec, em Paris.
 
Responsável pela curadoria da mostra Coutinho no Festival, o cineasta Vladimir Carvalho disse que foi uma surpresa encontrar o filme. "Ninguém sabia desse filme. É uma alegria exibi-lo aqui pela primeira vez", disse Carvalho. A cineasta Beth Formaggini diz que o curta, de apenas cinco minutos, transita "entre nouvelle vague e o absurdo".
 
Para Mostra Eduardo Coutinho, exibida paralelamente durante o Festival de Brasília, Carvalho diz que escolheu só "filet mignon" da Obra de Coutinho, como "Edifício Master", "As Canções", "Jogo de Cena". No encerramento do Festival, na terça (23) será exibido "Cabra Marcado para Morrer" com a presença de Pedro Coutinho, filho de Eduardo.
 
Também no domingo, o Museu da República também receberá um seminário em homenagem a Eduardo Coutinho, com Luiz Zanin Oricchio, Jean Claude Bernardet, Beth Formaggini, Milton Ohata, Carlos Nader e Zelito Viana.
 
A Mostra Eduardo Coutinho acontece até a segunda (22), no Museu Nacional da República, sempre às 18h e a entrada é franca. Veja a programação: 
 
21/09: "O Fim e Princípio" (2005). Documentário, cor, 110 min, livre.
22/09: "Edifício Master" (2002). Documentário, cor, 110 min, 12 anos.