Topo

Universidade de Baltimore anuncia curso sobre filmes da Marvel

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 19h20

A Universidade de Baltimore anunciou a criação de um curso que analisa o sucesso dos filmes da Marvel.

A curso, chamado “Media Genres: Media Marvels” (Gêneros Midiáticos: Maravilhas Midiáticas), examina o sucesso da série de filmes de universo compartilhado da Marvel – iniciado por “O Homem de Ferro” em 2008.

O curso também aborda a relação com programas de TV e mídias relacionadas como os quadrinhos, proporcionando “uma melhor compreensão da cultura popular moderna”, de acordo com a instituição.

"Uma coisa que abordamos é o impacto do filme 'Os Guardiões da Galáxia', que provou duas coisas: as grandes platéias não estão nem um pouco cansadas de filmes de super-heróis e a Marvel consegue lançar uma aventura de ficção científica com árvores falantes e guaxinins", diz um texto do professor do curso, Arnold T. Blumberg. "E não é como se eles estivessem se arriscando, eles criaram um universo no qual fãs aceitam completamente esses desenvolvimentos e eles estão prontos para mais".

Blumberg defende que os filmes da Marvel foram uma estrutura de fantasia para explorar questões contemporâneas, como "a natureza do heroísmo, as grandes responsabilidades que vem com o poder e a troca de liberdade por segurança". O curso será oferecido à partir de 2015.