Topo

Mostra começa nesta quinta com mais de 330 filmes e destaques de festivais

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 06h00

Começa nesta quinta-feira (16) a maratona paulistana mais aguardada pelos cinéfilos, a 38ª Mostra de Cinema de São Paulo, que tem a intenção de oferecer um panorama da produção mundial no último ano. Para esta edição, que se realiza até o dia 29 de outubro, a curadora Renata de Almeida e sua equipe selecionaram mais de 330 filmes, com cerca de 70 países representados.

Com exceção dos brasileiros, os filmes de outros países são inéditos no país. Em conversa recente com o UOL, Almeida disse que seria mais fácil trazer filmes que já passaram, por exemplo, no Festival do Rio. "Mais fácil e mais barato, mas a função da Mostra é apresentar coisas novas".

Os destaques ficam com os filme que causaram repercussão em festivais internacionais, principalmente no de Cannes, como o turco "Winter Sleep", vencedor da Palma de Ouro, e "Dois Dias, Uma Noite", dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne --que, apesar de não ter sido premiado no festival francês, arrancou muitos aplausos do público exigente.

Os brasileiros presentes também já foram muito premiados em diversos eventos, como é o caso de "Branco Sai, Preto Fica", de Adirley Queirós, vencedor do Festival de Brasília; "A História da Eternidade", de Camilo Cavalcante, com o ator Irandhir Santos e grande vencedor do Festival de Paulínia deste ano; e "A Despedida", que levou quatro Kikitos no último Festival de Gramado, incluindo melhor direção (Marcelo Galvão), melhor atriz (Juliana Paes) e melhor ator (Nelson Xavier).

Walter Salles faz a estreia mundial de "Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang", documentário sobre o diretor chinês, e lança, pela Cosac Naify, em parceria com a Mostra, o livro "O Mundo de Jia Zhangke", organizado por ele e escrito pelo crítico francês Jean-Michel Frodon.

Almodóvar

Pedro Almodóvar é o grande homenageado da 38ª edição, que traz 15 obras do diretor espanhol, como um de seus primeiros longas, "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão" (1980), "Maus Hábitos (1983) e o clássico "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988).

Exibições ao ar livre

Já se tornaram tradição também as exibições ao ar livre no vão do Masp e no parque Ibirapuera.

Em homenagem aos 100 anos da criação do personagem Carlitos, de Charles Chaplin, serão exibidos do lado de fora do Auditório Ibirapuera o curta "Corrida de Automóveis para Meninos" (1914), primeira aparição de Carlitos, dirigido por Henry Lehrman, e o longa "O Circo" (1928), dirigido e estrelado por ele próprio. Os dois filmes serão exibidos no dia 1º de novembro, com acompanhamento da Orquestra Experimental de Repertório da Fundação Teatro Municipal de São Paulo, regida pelo maestro Carlos Eduardo Moreno.

A atriz Geraldine Chaplin, filha do ator, participa da homenagem e também apresenta no encerramento do evento, no dia 29, o filme "Dólares de Areia", de Amélia Guzmán e Israel Cárdenas, no qual atua.

Tradicionais na programação da Mostra, as exibições no vão livre do Masp este ano irão apresentar ao público uma seleção especial de seis filmes da retrospectiva MK2, do produtor francês Marin Karmitz, sendo eles: "O Vento nos Levará", de Abbas Kiarostami; "A Trilogia das Cores: A Igualdade é Branca", "A Liberdade é Azul" e "A Fraternidade é Vermelha" , de Krysztof Kieslowski; "Código Desconhecido", de Michael Haneke; e "A Maçã", de Samira Makhmalbaf.

Haverá ainda a exibição do curta "Domingo", de Karim Aïnouz, no largo São Francisco. O curta faz parte da proposta Videobrasil Coleção de Autores (VCA), de convidar diretores para realizar obras documentais sobre importantes artistas contemporâneos. "Domingo" fala sobre a obra do artista dinamarquês Olafur Eliasson, tendo São Paulo como pano de fundo.

"Ninfomaníaca"

O longa "Ninfomaníaca" partes 1 e 2 foi envolto em muitas polêmicas não só pelas cenas explícitas de sexo, mas também por ter sido apresentado ao público em uma versão não aprovada pelo diretor Lars Von Trier, com cortes. A versão sem cortes, exibida pela primeira vez no Festival de Berlim, também é uma das atrações da Mostra.