Topo

Mulher de Downey Jr. produz "O Juiz" e diz não ter ciúmes de cenas de beijo

Fernanda Ezabella

Do UOL, em Los Angeles (EUA)

16/10/2014 06h15

Robert Downey Jr., o ator mais bem pago de Hollywood, pendura o uniforme do “Homem de Ferro” e a cartola de “Sherlock Holmes” para encarar seu primeiro drama em cinco anos, “O Juiz”, sobre a relação entre pai e filho nos tribunais de uma cidade pequena americana, com estreia no Brasil nesta quinta-feira (16).

O filme também é o primeiro trabalho lançado pela produtora Team Downey, criada por Downey Jr. e sua mulher, Susan Downey. Este é o sétimo longa em que os dois trabalham juntos desde que se conheceram no set de filmagens de "Na Companhia do Medo" (2003).

“Estava bem animada pela oportunidade de tirar todos os exageros de suas atuações recentes, queria vê-lo em estado puro, real, desnudo”, disse Susan, 40, grávida do segundo filho do casal, durante entrevista em um hotel de Los Angeles. “Ele começa parecido com o cara que estamos acostumados a ver em últimos trabalhos, todo poderoso em Chicago, mas rapidamente vai sendo despido e obrigado a lidar com situações reais.”

“Meu processo para este filme foi tentar não liderar o processo. Desta vez, senti que estava realmente mais quieto, estava ouvindo bem mais”, disse o ator de 49 anos.

Trailer legendado do filme "O Juiz"

Downey Jr. faz um advogado canalha de Chicago que precisa voltar à casa onde nasceu após a morte de sua mãe e lidar com o pai durão, um juiz respeitado, interpretado por Robert Duvall, 83.  A viagem acaba durando mais tempo quando o pai vira suspeito de um assassinato, e o filho insiste em defendê-lo no julgamento, expondo as cicatrizes do passado.

“Robert [Duvall] gosta de socializar, de bater papo, mas quando estamos no set para filmar, não há conversinha. Ele não quer falar nem cinco minutos sobre a cena. Não diga nada, apenas faça. Ele é o Nike dos atores, ‘just do it’”, contou Downey Jr., citando o slogan da marca de tênis e rindo da própria piada.

Cenas de beijo

Ao voltar para a cidade onde cresceu, o personagem de Downey Jr. reencontra uma antiga paixão, vivida pela atriz Vera Farmiga. Sua personagem trabalha no bar local e serve de guia para o advogado perdido em tramas familiares, trazendo um pouco de alívio cômico ao drama. “Ela faz uma escolha de viver no interior e ficar enraizada. Esta simplicidade é uma medalha de honra, ela veste como se fosse uma joia. Não há remorsos”, explica a atriz de 41 anos.

Farmiga e Downey Jr. dividem cenas românticas, todas patrulhadas de perto pela produtora Susan, que garante não ter ciúmes. “Para mim é sempre tudo muito falso”, diz Susan, rindo, sobre as inúmeras cenas de beijo do marido com outras atrizes. “Honestamente, não vejo meu marido, e sim um ator. Na melhor das hipóteses, vejo o personagem.”

“O Juiz” é dirigido e coescrito por David Dobkin, mais conhecido pelas comédias, como “Penetras Bons de Bico" (2005), e videoclipes de Elton John e Sonic Youth. Ele contou que a ideia do roteiro surgiu de uma história pessoal, quando seu pai morreu e ele teve que lidar com sua mãe doente, com quem nunca se deu bem. “Amamos nossas famílias, mas sempre há problemas que vamos tentando ignorar. Quando uma morte chega, é preciso enfrentar certas situações, é preciso perdoar, aprender a perdoar e seguir em frente”, disse Dobkin.