Topo

Concorrente russo ao Oscar 2015 é premiado no Festival de Londres

Cena de "Leviathan", de Andrei Zviaguintsev - Divulgação
Cena de "Leviathan", de Andrei Zviaguintsev Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/10/2014 09h18

O filme russo “Leviathan”, do diretor Andrey Zvyagintsev, ganhou o prêmio de melhor filme do Festival de Cinema de Londres (O BIF London Film Festival), no último sábado (18). O longa, que ganhou o prêmio de melhor roteiro em Cannes, foi reconhecido por um júri presidido pelo produtor Jeremy Thomas e que contava com a participação do ator James McAvoy.

Thomas afirmou na premiação que a escolha pelo russo foi unânime. “Sua grandeza e seus temas nos tocaram da mesma forma”, afirmou ele, segundo a revista “Variety”. “Leviathan” é o concorrente russo que disputa uma vaga como indicado de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2015.

Com a corrupção como tema, o longa explora a disputa de terra entre um mecânico e as autoridades de uma pequena cidade da Rússia.

Outro destaque de Cannes foi reconhecido no festival. “The Tribe”, filme ucraniano sobre uma gangue de adolescentes surdos, garantiu o prêmio de melhor primeiro filme para o diretor Myroslav Slaboshpytskiy. O filme ganhou três prêmios da Semana da Crítica no festival francês.