Topo

Estudantes são detidos na Tailândia ao imitar saudação de "Jogos Vorazes"

20.nov.2014 - Nachacha Kongudom, 21, faz sinal com três dedos, usado no filme "Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1", em frente a um cinema em Bangoc, na Tailândia. Assim como Nachacha, outros estudantes foram detidos pela polícia ao adotar o gesto em protesto ao golpe militar - Sakchai Lalit/AP
20.nov.2014 - Nachacha Kongudom, 21, faz sinal com três dedos, usado no filme "Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1", em frente a um cinema em Bangoc, na Tailândia. Assim como Nachacha, outros estudantes foram detidos pela polícia ao adotar o gesto em protesto ao golpe militar Imagem: Sakchai Lalit/AP

Do UOL, em São Paulo

20/11/2014 11h41

Três estudantes foram detidos nesta quinta-feira (20) durante a estreia do filme “Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1” na Tailândia, após imitarem a saudação usada pelos personagens do filme como símbolo de rebelião.

Os jovens têm usado o gesto – com três dedos para cima – como forma de demonstrar descontentamento com o golpe militar, ocorrido no país em maio. No filme, o sinal é usado pelos cidadãos do país ficcional Panem para protestarem silenciosamente contra os autoritários do poder vigente.

O governo local proibiu o gesto e uma rede de cinemas de Bangcoc cancelou todas as exibições do terceiro filme da saga após os manifestantes adotarem o sinal como protesto.  Ativistas dizem que a polícia pressionou a rede a cancelar a exibição do filme, após centenas de estudantes planejarem o protesto nesta quinta-feira. 

Organizado pela Liga Liberal de Thammasat, o protesto distribuiu 200 ingressos no domingo, muitos deles através do Facebook. De acordo com o jornal local “Bangkok Post”, os interessados precisavam responder qual é semelhança entre Bangcoc e Capitol – a capital de Panem.

Na quarta-feira (19), jovens fizeram o gesto durante aparição pública de Prayuth Chan-ocha, nomeado primeiro-ministro do país. Os estudantes vestiam camisetas com slogans anti-golpe e foram presos na província de Khon Kaen, a 450 km de Bangcoc.