Topo

"Oscar do cinema independente" divulga indicados com dois brasileiros

Cena de "Birdman", estrelado por Michael Keaton e Emma Stone, que lidera as indicações do prêmio Spirit - Divulgação
Cena de "Birdman", estrelado por Michael Keaton e Emma Stone, que lidera as indicações do prêmio Spirit Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 16h42

O longas "Birdman", com seis indicações, e "Boyhood”, "Nightcrawler" e "Selma", com cinco cada um, lideram a corrida para os prêmios Spirit, espécie de Oscar do cinema independente.

A lista dos nomeados foi divulgada nesta terça (25), com a presença de dois brasileiros, no prêmio de melhor roteiro (Mauricio Zacharias, que assina "O Amor É Estranho" com Ira Sachs) e melhor documentário (Juliano Ribeiro Salgado, que codirige “O Sal da Terra” com Wim Wenders).

Os vencedores serão anunciados em 21 de fevereiro, véspera do prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, "Birdman" recebeu indicações de melhor filme, ator (Michael Keaton), diretor, atriz coadjuvante (Emma Stone), ator coadjuvante (Edward Norton) e fotografia.

No trama,  Keaton interpreta um ator decadente, famoso no começo da carreira interpretando o icônico super-herói "Homem-Pássaro". Com a vida estagnada, ele tenta se reencontrar encenando o próprio musical na Broadway.

Além de "Birdman", concorrem ao prêmio de melhor filme os longas “Boyhood,” “O Amor É Estranho”, “Selma” e “Whiplash”.

A disputa para o prêmio de melhor atriz ficou entre Marion Cotillard, por "The Immigrant", Rinko Kikuchi, por "Kumiko, The Treasure Hunter", Julianne Moore. por "Still Alice", Jenny Slate, por "Obvious Child" e Tilda Swinton, por "Only Lovers Left Alive".

Já os postulantes a melhor ator são André Benjamin, de "Jimi: All Is By My Side", Jake Gyllenhaal, "Nightcrawler", Michael Keaton, "Homem-Pássaro", John Lithgow, "O Amor É Estranho", e David Oyelowo, "Selma".

A cerimônia acontece na praia de Santa Mônica, na Califórnia.