Topo

Ator de "Goonies" diz que a mãe dele jogou fora o mapa do tesouro do filme

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

04/12/2014 18h10

Um dos convidados da Comic-Con Experience, que começou nesta quinta-feira (4) em São Paulo, o ator Sean Astin, que viveu o protagonista Mikey no clássico infanto-juvenil “Os Goonies” (1985), foi ovacionado durante a sua chegada ao painel dedicado a ele no evento.

No bate-papo com os fãs, o ator revelou que a mãe dele acabou jogando fora o mapa do tesouro usado nas filmagens de “Os Goonies”. “Depois, um colecionador me disse que ele provavelmente valeria uns US$ 100 mil. Lá se foi a faculdade da minha filha”, brincou.

Astin, que também atuou na trilogia “O Senhor dos Anéis”, do diretor Peter Jackson, como o hobbit Sam Gamgee, contou que se interessou por cinema após se apaixonar por um livro sobre efeitos especiais que seu pai lhe mostrou. Ele disse que, quando tinha sete anos, sua mãe lhe perguntou se ele gostaria de fazer um papel em um filme. “Eu quis saber se ia perder aula. Ela falou que sim, e eu disse: ‘eu topo!’.”

Durante o painel com o ator, ele também contou que "saqueou" alguns objetos de cena de "O Senhor dos Anéis". Ele ficou, por exemplo, com os pés de hobbitt de seu personagem Sam, além da mochila, uma espada e batatas e salsichas cenográficas. Também falou sobre a participação de sua filha, Alexandra Astin, no último filme da trilogia, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, quando ela tinha apenas três anos de idade.  “Peter Jackson deixou ela ficar com o vestido. Hoje ela tem 18 anos.”

sean

  • O funcionário da alfândega viu minha foto e gritou: 'Goonies!'. As pessoas aqui são muito simpáticas, e me impressionei como São Paulo. É enorme!

    Sean Astin

Astin também mostrou aos fãs sua tatuagem de o "O Senhor dos Anéis", feita por ele e outros oito atores que participaram da saga. Ele, inclusive, disse que segurou a mão do veterano Ian Mckelen, que interpreta o mago Gandalf, enquanto o colega era tatuado no braço. Também comentou o fato de ter engordado para o papel. "Antes de 'O Senhor dos Anéis' eu corri a Maratona de Los Angeles. Depois disso, eu tive que ficar gordo por causa do que o Tolkien escreveu", disse. "Eu pensei ‘mas os hobbitts não deviam ser rápidos e de abdômen sarados?’ Mas não (risos)."

Sobre o Brasil, o ator ainda disse aos fãs que acha português um idioma muito difícil, e que não arrisca dizer nada além de um "obrigado”, com o sotaque carregado. "O funcionário da alfândega viu minha foto e gritou: 'Goonies!'. As pessoas aqui são muito simpáticas, e me impressionei como São Paulo. É enorme!"

Astin fez mistério sobre uma possível sequência de “Os Goonies”. "Poderia ser com um navio pirata na Amazônia", divertiu-se o ator, que encerrou o painel após cerca de uma hora e, logo em seguida, às 15h, deu início à sessão de autógrafos e fotos com o público. A fila de fãs que queriam ter contato com o ator era enorme e tinha previsão de três horas.