Topo

Trailer de "Divertida Mente" mostra emoções provocando birra adolescente

Do UOL, em São Paulo

10/12/2014 15h50

A Pixar divulgou o primeiro trailer de "Divertida Mente", animação que tem como protagonista as emoções da garotinha Riley –Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho--, que comandam seu comportamento e memória a partir de um centro de controle na mente. No trailer, vemos Riley entrando na pré-adolescência e tendo uma discussão típica da idade com os pais.

Em entrevista ao UOL, o presidente da Pixar, Jim Morris, contou que a Tristeza é, de certa forma, a heroína do filme. “Acho que é muito corajoso fazer um filme em que é a Tristeza quem salva o dia. A Alegria sempre tenta arrumar as coisas, mas é a Tristeza quem colabora para que tudo funcione. E é uma ideia complexa, estávamos muito preocupados. Mas fizemos uma exibição com algumas crianças e elas todas entenderam tudo. Acho que há muito pouco que as crianças não entendem. Elas solucionam as coisas, são muito espertas e às vezes entendem até melhor do que os adultos”, afirma

Na trama, apesar de Riley ser uma garota alegre, a pré-adolescência e uma mudança de cidade bagunçam as coisas na mente da menina, levando a um desentendimento que coloca a Alegria e a Tristeza para fora do centro de comando e em uma jornada pelas diversas regiões da mente. Em duas cenas inéditas assistidas pelo UOL já fica evidente que a animação bebe em fontes espinhosas –como a psicanálise e a neurociência-- e toca em temas delicados, como a depressão, sem deixar de lado a riqueza visual e o humor que caracterizam as produções da Pixar.

Morris também revelou que a trama foi inspirada no comportamento da filha do diretor Pete Docter. “Pete Docter observou sua filha crescer, e ela era essa criança feliz. Mas, de repente, entrou na pré-adolescência e começou a ficar pelos cantos, amuada. Ele se perguntava: 'o que aconteceu com a minha garota?’”, conta Morris, descrevendo um comportamento muito parecido com o de Riley nas cenas do filme.

“As coisas que acontecem no filme são muito genuínas. Mas o que levou Pete a essa ideia, depois de pesquisar, é que, mesmo que queiramos que as pessoas sejam felizes e alegres, elas têm que ficar tristes às vezes. E ele percebeu que tinha que deixar sua filha passar um pouco por aquilo para ajudar no processo de crescimento e em seu equilíbrio. Ela não tinha que ser sempre feliz e animada. Há algo curativo em chorar e passar por um período de tristeza para chegar ao próximo estágio”, acredita Morris.

A estreia está prevista para 2 de julho de 2015.