Topo

Curta brasileiro vai concorrer ao Urso de Ouro no Festival de Berlim

Cena do curta-metragem "Mar de Fogo", de Joel Pizzini, que vai competir pelo Urso de Ouro - Divulgação
Cena do curta-metragem "Mar de Fogo", de Joel Pizzini, que vai competir pelo Urso de Ouro Imagem: Divulgação

Do UOL, em São paulo

13/01/2015 13h35

O curta-metragem "Mar de Fogo", do brasileiro Joel Pizzini, vai disputar o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2015.

O evento divulgou nesta terça-feira (13) a lista de 27 produções de 18 países que concorrem ao prêmio máximo para o formato de curta.

"Mar de Fogo" foi exibido na edição 2014 do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A produção é um filme-ensaio experimental sobre as pulsões inventivas de Mário Peixoto, autor do longa "Limite" (1930), um clássico do cinema mudo nacional. O curta recria livremente a visão do cineasta ao conceber sua obra prima.

A organização do evento divulgou apenas parte da lista de longas na mostra competitiva, mas, até o momento "Mar de Fogo", é o único representante brasileiro no evento.

Pela primeira vez, os curtas selecionados concorrem também a um prêmio de 20 mil euros.

Segundo nota divulgada pelo Festival de Berlim, a seleção deste ano traz reflexões sobre as condições sociais e políticas atuais.

O júri que vai escolher os vencedores é formado pelo documentarista Madhusree Dutta, o artista turco Halil Alt'ndere e a produtora Wahyuni A. Hadi.

Esta é a 60ª edição em que o festival vai premiar curtas-metragens. O evento será realizado entre 5 e 15 de fevereiro, na capital alemã.