Topo

Documentário sobre brasileiro Sebastião Salgado é indicado ao Oscar

Sebastião Salgado em cena do documentário "O Sal da Terra", de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado - Divulgação
Sebastião Salgado em cena do documentário "O Sal da Terra", de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

15/01/2015 12h11Atualizada em 16/01/2015 11h36

“O Sal da Terra”, coprodução entre Brasil, Itália e França, que acompanha o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos grandes nomes da fotografia no mundo e autor de livros como "Serra Pelada", "Êxodos", "África" e "Gênesis", está entre os indicados ao Oscar de 2015 na categoria documentário.

Com direção do filho de Salgado, Juliano Ribeiro Salgado, em parceria com o alemão Wim Wenders ("Asas do Desejo" e "Buena Vista Social Club"), o filme é o único representante brasileiro no Oscar deste ano, que será entregue em  22 de fevereiro.

Apresentado no último Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio especial do júri da seção "Um Certo Olhar", o documentário faz um percurso preciosista da impressionante obra de Salgado e sua forma de se aproximar da natureza para retratá-la em todo seu esplendor e, às vezes, horror.

Com muitas imagens fixas que mostram os mínimos detalhes do trabalho de Salgado, o documentário recolhe mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, nos quais o brasileiro visitou áreas virgens e isoladas de todo contato humano. Um filme que mostra algumas das fotografias mais conhecidas de Salgado, como as que documentam as condições infernais de trabalho nas minas da Indonésia, o drama da pesca tradicional na Sicília em sua série "Trabalhadores" (1993), ou ainda sua visão do drama dos refugiados em "Êxodos" (2000).

Também concorrem na categoria “Citizenfour”, da diretora Laura Poitras, sobre o ex-analista de sistemas da CIA Edward Snowden ; “A Fotografia Oculta de Vivian Maier”, de John Maloof e Charlie Siskel; “Last Days in Vietnam”, de Rory Kennedy; e “Virunga”, de Orlando von Einsiedel.

Entre os pré-selecionados, "The Case Against 8", destaque do festival Sundance, e "Citizen Koch", sobre o polêmico sistema político plutocrata americano, ficaram de fora da premiação.

Veja aqui a lista com todos os indicados ao Oscar de 2015.

* Com informações da agência EFE