Topo

Três filmes brasileiros são selecionados para mostra Panorama da Berlinale

Cenas dos filmes "Que Horas Ela Volta?", "Sangue Azul" e "Ausência", que serão exibidos no Festival de Berlim 2015 - Divulgação
Cenas dos filmes "Que Horas Ela Volta?", "Sangue Azul" e "Ausência", que serão exibidos no Festival de Berlim 2015 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/01/2015 11h58

Três filmes brasileiros foram selecionados para a mostra Panorama, do Festival de Berlim 2015. "Ausência", de Chico Teixeira, "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, e "Sangue Azul, de Lírio Ferreira, serão exibidos na programação paralela do evento alemão, em mostra que exibe filmes inéditos na Europa e oferece prêmios escolhidos pelo público e pela crítica.

"A América Latina estará fortemente representada", indicou em comunicado a organização da mostra, que revela um habitual afeto pelos filmes do continente em questão.

Inédito, "Que Horas Ela Volta?" é estrelado por Regina Casé como uma empregada doméstica que se reúne à filha que deixou com parentes em Pernambuco por muitos anos. O longa também foi selecionado para o Festival de Sundance, realizado no fim de janeiro, nos Estados Unidos.

"Sangue Azul" vai abrir a programação da mostra Panorama, no dia 5 de fevereiro. O longa, que retrata a reaproximação de uma família e seus segredos, foi classificado como sendo ambientado "no magnífico visual de um conto de fadas", em comunicado emitido pela organização do festival. O longa foi o grande vencedor do Festival do Rio 2014, com prêmios de melhor filme, diretor e ator coadjuvante (Rômulo Braga).

"Ausência", de Chico Teixeira, protagonizado por Irandhir Santos, também foi exibido no Festival do Rio, onde ficou com os prêmios especial do júri e de melhor ator (Matheus Fagundes).

O mexicano "600 Milhas" ("600 Miles"), do diretor Gabriel Ripstein e com um elenco liderado por Tim Roth, Kristyan Ferrer e Harrison Thomas, abrirá a seção "Panorama Special", em 6 de fevereiro.

A Argentina desembarca nesta seção do festival de Berlim com dois longas-metragens, "O incêndio" , dirigido por Juan Schnitman e interpretada por Pilar Gamboa e Juan Barberini; e "Mariposa", realizado por Marco Berger e protagonizada por Ailín Salas, Javier De Pietro, Julián Infantino e Malena Villa.

O anúncio sobre a seção Panorama inclui filmes de Marrocos, Palestina, Estados Unidos, Romênia, Bulgária, Hungria, Alemanha, Tailândia, Indonésia, África do Sul, Irã, Grécia, Rússia, Lituânia, Holanda, França e Taiwan. A lista de filmes é completada pelos longas anunciados em 16 de dezembro, uma seleção de 34 trabalhos (seis deles documentários), provenientes de 29 países.

Além dos três filmes selecionados para a Panorama, outras duas produções nacionais foram selecionadas para o evento alemão: o longa "Beira-Mar" integra a sessão Forum, e o curta-metragem "Mar de Fogo" vai disputar o Urso de Ouro do formato.

O Festival de Berlim será realizado entre os dias 5 e 15 de fevereiro, na capital alemã.