Topo

Festival de Sundance começa nesta quinta; disputa tem filme com Regina Casé

Do UOL, em São Paulo

22/01/2015 06h00

O Festival de Sundance, um dos principais eventos do cinema independente no mundo, começa a sua 37ª edição nesta quinta-feira (22), e a expectativa é grande. Isso porque, em 2014, dois filmes de destaque entre os indicados ao Oscar 2015, "Boyhood" e "Whiplash", fizeram sua estreia no festival americano. Além disso, o brasileiro "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, é o único filme latino-americano na competição, que acontece até 1º de fevereiro na cidade de Park City, Estado de Utah.

O filme de Muylaert traz Regina Casé na pele de Val, que deixou a filha no interior de Pernambuco para ser babá do garoto Fabinho em São Paulo. Treze anos depois, a jovem se muda para morar com mãe na capital paulista. Os patrões de Val recebem a menina de braços abertos, só que, quando ela deixa de seguir o protocolo imposto aos empregados, a situação se complica, e os donos da casa ameaçam expulsá-la.

"Strangerland" - Divulgação - Divulgação
Em "Strangerland", Nicole Kidman é uma mãe de família de uma cidade rural que tem sua vida transformada depois que seus dois filhos adolescentes desaparecem no deserto, o que levanta suspeitas sobre o passado da família
Imagem: Divulgação

Ao todo, 118 filmes de 29 países serão exibidos no festival, 19 deles na mostra competitiva. Entre os destaques está "Knock, Knock", do diretor de terror Eli Roth ("O Albergue"), que traz o ator Keanu Reeves em uma mistura de horror e "thriller" psicológico.

Outro filme a ser exibido no festival, "Last Days in the Desert", do colombiano Rodrigo García, mostra o ator Ewan McGregor vivendo, ao mesmo tempo, Jesus Cristo e o Diabo, no episódio bíblico em que eles se encontram e conversam no deserto. Há ainda Nicole Kidman com a promessa de um dos papéis mais fortes de sua carreira em "Strangerland", de Kim Farrant. 

O evento deste ano também se destaca pelo grande número de comédias na competição, entre elas "The Bronze", de Bryan Buckley, que abrirá o festival. O filme mostra a história de uma ex-atleta olímpica, vivida por Melissa Rauch, que não pode abrir mão da fama em uma pequena cidade.  

O diretor Noah Baumbach e a atriz Greta Gerwig, por sua vez, retomam a parceria criada em "Frances Ha" (2012), com "Mistress America". No filme, a vida de um homem sai do controle com a chegada de sua aventureira e impetuosa irmã.