Topo

"No Brasil, o cinema até hoje é de classe média", diz diretor Cacá Diegues

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 22h56

O diretor Cacá Diegues participou do programa "Roda Viva" na noite desta segunda-feira (26) para falar de sua biografia recém-lançada. Questionado sobre o que teria deixado de fora da obra, disse que seu critério foi simples: "O que não é bom a gente não conta. Não por minha causa, mas por causa dos outros. Para não ofender a memória de alguém que tenha morrido, por exemplo."

O diretor falou ainda sobre a decepção que sofreu na época do cinema novo por seus filmes não atingirem o grande público. "No Brasil, o cinema até hoje é de classe média. Hoje em dia quem que entra num cinema de shopping pra ver um filme desses? Você tá fazendo um filme pra mudar a imagem do povo sobre si mesmo, mas este mesmo povo não vê o filme.

Sobre a onda do politicamente correto, contestou a afirmação do autor Miguel Falabella de que hoje a censura a obras artísticas é pior. "Piorar não piorou não. Porque antigamente a gente ia pra cadeia, era torturado e exilado. Hoje vivemos em uma democracia."

E completou: "Existe a cultura do politicamente correto, o que na verdade é uma tentativa de castrar a criatividade, assim como existe uma tentativa de fazer crer que o mundo sempre vai mal. Mas, de qualquer maneira, o mundo está muito melhor do que estava antes."