Topo

Não é bem assim: "A Teoria de Tudo" e as lendas sobre Stephen Hawking

Salvador Nogueira

Especial para o UOL*

02/02/2015 07h01

"A Teoria de Tudo", filme baseado na vida do físico britânico Stephen Hawking, que estreou neste fim de semana, é um retrato relativamente preciso da carreira e da vida pessoal do cientista mais famoso do mundo na atualidade. Claro, é preciso encarar o longa-metragem com aquele viés típico do estilo "baseado em personagens reais", já assumindo que certos fatos serão reordenados e dramatizados, enquanto outros serão suprimidos. Mas, ainda assim, o filme, baseado em livro da primeira esposa do físico, é bem fiel à realidade.

Mas uma coisa que o filme não faz é ajudar a separar o que há de lenda e o que é fato na prolífica carreira científica de Hawking. Confira agora alguns dos mitos criados em torno da figura extraordinária do físico – às vezes com a ajuda dele, às vezes sem.

1. Hawking é o maior gênio de todos os tempos?

Stephen Hawking - Yoav Lemmer/AFP - Yoav Lemmer/AFP
Stephen Hawking
Imagem: Yoav Lemmer/AFP

Não há um único cientista que concorde com isso. Hawking é um físico que está muito acima da média, mas é difícil colocá-lo no mesmo patamar de gigantes como Einstein e Newton. Contudo, a imagem de uma mente brilhante presa a um corpo paralisado pela esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que costuma ser fatal, é poderosa demais para não ser abraçada pelo público. Uma das coisas que ajudam a alimentá-la é o fato de Hawking ter se especializado em cosmologia, o estudo da origem e da evolução do Universo –um tema pelo qual muita gente se interessa, mas que pouca gente entende. Também ajuda a propagar a lenda o fato de Hawking ter ocupado durante três décadas (de 1979 a 2009) a cátedra de Professor Lucasiano da Universidade de Cambridge, mesma posição ocupada por 33 anos por Isaac Newton (1642-1726), esse sim um sério candidato a maior cientista de todos os tempos.

2. Hawking provou como se deu a origem do Universo?

Roger Penrose - Biswarup Ganguly/Wikimedia (CC BY 3.0) - Biswarup Ganguly/Wikimedia (CC BY 3.0)
Roger Penrose
Imagem: Biswarup Ganguly/Wikimedia (CC BY 3.0)

Essa é uma das lendas que é reforçada de forma sutil pelo filme "A Teoria de Tudo", mostrando as ambições do início da carreira do físico e mencionando a criação de um modelo cosmológico que sugere que a origem do Universo poderia ter começado com uma singularidade, como a que existe nos buracos negros. Pode ser a solução correta? Pode. Mas pode não ser também. Esse é apenas um modelo matemático, e não há como provar que ele é melhor que hipóteses alternativas acerca da origem do cosmos. Aliás, hoje, muitos físicos já não se animam tanto com a ideia de que o Universo nasceu numa singularidade. Em vez disso, eles trabalham com a noção de que pode ter havido um outro Universo que precedeu o nosso e deu origem ao cosmos que vemos hoje. Um dos defensores dessa ideia é Roger Penrose, matemático britânico que chegou a trabalhar com Hawking nos modelos originais de singularidade.

3. Hawking demonstrou que Deus não existe?

Big Bang - Thinkstock - Thinkstock
Representação do Big Bang
Imagem: Thinkstock

Nos anos 1960, enquanto trabalhava em seu modelo da origem do Universo a partir de uma singularidade, o físico chegou a sugerir que o próprio tempo nascia com o Big Bang, em tese eliminando a necessidade de algo que precedesse a existência do próprio Universo e pudesse agir como seu criador. Caso isso estivesse certo, não seria preciso perguntar o que houve antes do Big Bang, porque nem o tempo existia antes disso. Mas é importante ressaltar que o modelo de Hawking, a essa altura, é considerado ultrapassado, e a discussão sobre o que pode ter havido antes da atual instância do Universo é uma das mais ativas no campo da cosmologia.

4. Hawking descobriu que buracos negros não existem?

Buraco negro - Reprodução - Reprodução
Concepção artística de um buraco negro
Imagem: Reprodução

O físico causou reações bombásticas ao declarar, em janeiro de 2014, que os misteriosos objetos conhecidos como buracos negros poderiam nem existir. Ele apresentou a ideia num trabalho muito sumário e sem sequer justificar suas conclusões por meio de cálculos matemáticos. Ainda assim, o artigo causou enorme repercussão. Afinal de contas, Hawking sempre foi um dos maiores especialistas em buracos negros e chegou a aplicar seus estudos desses objetos -- produzidos quando uma estrela de alta massa entra em colapso e fica tão comprimida que nem a luz consegue escapar de sua gravidade – até mesmo à própria origem do Universo. Parecia estranho – e audaz – Hawking renegar a existência de um objeto que estudou a vida inteira. Mas, sem cálculos para sustentar a hipótese, ela caiu no vazio. Não foi a primeira vez que aconteceu. Em 2004, o britânico havia feito algo semelhante, dizendo ter resolvido um grande mistério dos buracos negros conhecido como "paradoxo da informação". Também não passou de um alarme falso.

5. Hawking promoveu a unificação da mecânica quântica com a teoria da relatividade geral?

"A Teoria de Tudo" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "A Teoria de Tudo"
Imagem: Reprodução

Essa é possivelmente a maior das buscas da física moderna – como reunir os dois principais pilares da nossa compreensão do cosmos em um único arcabouço teórico. Mas a famosa "teoria de tudo" (que dá nome ao filme de Hawking) ainda não existe e não há sinal de que vá aparecer num futuro próximo. O que o físico britânico de fato conseguiu fazer foi promover uma unificação muito limitada de efeitos relativísticos e quânticos para demonstrar que buracos negros não são totalmente negros – eles emitem doses módicas de radiação e com isso perdem energia. Com o passar do tempo, eles evaporam. Desaparecem. A previsão teórica da chamada radiação Hawking é o maior trunfo do cientista em sua carreira e é apresentada no filme. Hoje, a imensa maioria dos físicos está convencida de que os buracos negros existem (ao contrário do que sugeriu Hawking recentemente) e de fato emitem radiação pelo mecanismo proposto pelo famoso físico.

* Salvador Nogueira é jornalista de ciência, sócio-fundador da Associação Aeroespacial Brasileira, autor de oito livros e blogueiro da Folha de S.Paulo.

Trailer do filme "A Teoria de Tudo"