Topo

Ativistas pedem boicote a "Cinquenta Tons" por violência doméstica

Do UOL, em São Paulo

05/02/2015 09h47

Ativistas americanos estão pedindo para que os espectadores boicotem a adaptação do best-seller “Cinquenta Tons de Cinza” para o cinema. A campanha #50dollarsnot50shades (Em português: ‘US$ 50 dólares, não 50 tons’), angariada por organizações contra a exploração sexual, pede para as pessoas trocaram o valor do ingresso por uma doação a abrigos e organizações que oferecem suporte às mulheres vitimas de abuso.

Segundo os ativistas, a protagonista Anastasia Steele, interpretada por Dakota Johnson, é uma dessas vítimas.

"O dinheiro que você gasta em ingressos de cinema e com uma babá ou em ingressos, pipoca e bebidas pode servir para ajudar vítimas de relacionamentos abusivos como esse, glamourizados na série 50 Tons", diz a campanha, em sua página de Facebook. "Hollywood não precisa de seu dinheiro; mulheres abusadas sim".

O filme dirigido por Sam Taylor-Johnson, estrelado por Jamie Dornan, como o bilionário excêntrico Christian Gray, promete arrecadar US$ 60 milhões, apenas no fim de semana de estreia, em pleno dia dos Namorados nos Estados Unidos – pelo menos, é esta a previsão dos estúdios. A trilogia de romances de E.L. James já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo e foi traduzido para mais de 50 idiomas.

Enquanto isso, a campanha é endossada por pouco mais de 4,5 mil internautas. Segundo o porta-voz do Centro Nacional dos Estados Unidos sobre Exploração Sexual, disse ao jornal “Washington Times”, que as mulheres reais "não acabam como Anastasia; eles muitas vezes acabam em um abrigo para mulheres, em fuga por anos ou até mortas”.

Na Malásia, o longa-metragem foi proibido de ser exibido. Já no Brasil, a estreia está marcada para 12 de fevereiro. A pré-estreia mundial será no dia 11, no Festival de Berlim.

Veja o segundo trailer de "Cinquenta Tons de Cinza":