Topo

Marvel não pagará à Sony para ter Homem-Aranha em seus filmes

Do UOL, em São Paulo

10/02/2015 21h27

O estúdios Marvel não irão pagar nada à Sony Pictures para ter o Homem-Aranha em seus filmes, incluindo as bem-sucedidas franquias "Capitão América" e "Os Vingadores". A informação, que detalha o acordo entre as gigantes do entretenimento, divulgado nesta terça (10), é do site da revista "Variety".

Há anos aguardado pelos fãs, o acordo beneficia os dois lados. Segundo as fontes ouvidas pela publicação, a Sony não terá de pagar à Marvel o que acumular com as bilheterias de seus novos filmes do personagem a partir de agora,

Ao mesmo tempo, a Disney que controla a Marvel não cederá  à Sony nenhuma parde das receitas provenientes dos novos longas que contarem com a participação do Homem-Aranha.

Ainda segundo a publicação, o presidente de produção da Marvel, Kevin Feige, não irá receber a mais por seu trabalho enquanto estiver "emprestado" à franquia "Homem-Aranha" da Sony, cujo próximo filme será lançado em 2017.

A ideia incial da Marvel era desembolsar alto para reaver os direitos do personagem, que foram adquiridos com exclusividade pela Sony em 1999. Mas as negociações, em curso desde outubro, caminharam para um arranjo que beneficia ambas as partes, sem perdas consistentes em bilheterias.

Especula-se que o acordo é, em parte, resultado do fraco desempenho de "O Espetacular Homem-Aranha 2" (2014), o menos visto dos cinco longas do herói aracnídeo.

Acordo

Histórico, o arranjo possibilita, por exemplo, que o Homem-Aranha entre para o time dos Vingadores e os vindouros filmes da saga. Rumores dão conta de que o super-herói já pode aparecer na terceira parte da saga, "Os Vingadores: Infinity War", ou em "Capitão América 3: A Guerra Civil" este baseado em uma HQ que conta com a aparição do Homem-Aranha.

No novo acordo, caberá à Sony Pictures continuar a financiar, distribuir e ter controle criativo final dos filmes do Homem-Aranha. As produtoras também estão estudando a presença de outros personagens da Marvel nos filmes. A trama será co-produzida por Kevin Feige, presidente de produção da Marvel, e Amy Pascal, ex-CEO da divisão de cinema da Sony Pictures, que renunciou ao cargo recentemente e desempenhará apenas o papel de produtora.

Desde que estreou seu primeiro filme, em 2002, a Sony Pictures já arrecadou mais de US$ 4 bilhões no mundo com os cinco longas do Homem-Aranha, o maior sucesso na história da produtora.

Após a divulgação da parceria, a Marvel anunciou que mudou a data de quatro novos filmes do estúdio. "Thor: Ragnarok" será lançado no dia 3 de novembro de 2017, "Pantera Negra" tem como nova data o dia 6 de julho de 2018 e "Capitã Marvel" ficou para o dia 2 de novembro do mesmo ano. Em 2019, será a vez de "Inumanos", programado para 12 de julho de 2019.

Após migrar para o universo em que nasceu, em 1962, nos quadrinhos, o Homem-Aranha já tem data para aparecer pela primeira vez em um novo longa da Marvel: 28 de julho de 2017.