Topo

Polonês "Ida" vence Oscar de filme estrangeiro

Do UOL, em São Paulo*

22/02/2015 23h11

O filme polonês "Ida", dirigido por Pawel Pawlikowski, foi o vencedor do Oscar de filme estrangeiro. O longa conta a história de uma jovem que viveu a vida inteira em um convento, mas é enviada para conhecer a história de sua família, afetada pelo Holocausto, antes de se tornar freira.

"Fiz esse filme em preto e branco, cheio de silêncios... e agora estamos aqui, no meio de todas essas cores e barulho! A vida é mesmo cheia de supresas", ironizou o diretor Pawel Pawlikowski, em um discurso arrastado que chegou a ser interrompido duas vezes com a temida trilha sonora usada para calar os vencedores que falam demais.

Além dos produtores e distribuidores, Pawlikowski também dedicou o prêmio a seus "amigos poloneses que estão bebendo em frente à TV" e aos filhos que, "com sorte, também estão me assistindo".

Na sala de imprensa, após receber o prêmio, Pawlikowski foi questionado porque alongou tanto seu discurso, ignorando a música para encerrar o falatório. "Foi por causa dos meus filhos”, ele comentou. “Espero que eles estejam assistindo. O que eu queria dizer é que isto [o Oscar] é demais, é maravilhoso, mas meus filhos são a coisa mais importante da vida, são meus prêmios de verdade.”

A Polônia já havia sido indicada dez vezes ao Oscar e esta foi a primeira vez que o país saiu vencedor. “Minha esperança é que isto encoraja o público a ver mais filmes poloneses de novo. E que os diretores poloneses corram riscos, façam coisas originais e desafiadoras. Que este Oscar seja um encorajamento”, disse Pawlikowski.

Entre os indicados, "Ida" desbancou o argentino "Relatos Selvagens" e o russo "Leviatã", que era considerado um dos favoritos na categoria.

Outros prêmios

Mais cedo, J.K. Simmons recebeu a estatueta de melhor ator coadjuvante, "O Grande Hotel Budapeste" ganhou dois prêmios: figurino e cabelo e maquiagem.

* Com reportagem de Fernanda Ezabella, em Los Angeles

Blogueiros comentam o Oscar 2015
1 | 0