Topo

Médico diz que Harrison Ford estava "gemendo e com dor" durante resgate

Do UOL, em São Paulo*

06/03/2015 12h43Atualizada em 07/03/2015 08h36

O cirurgião Sanjay Khurana disse no programa "Good Morning America" na manhã desta sexta (6) que o ator Harrison Ford estava "gemendo e com dor" quando o médico chegou para resgatá-lo, após o ator de 72 anos fazer um pouso forçado em um campo de golfe em Venice, Califórnia, nesta quinta (5).

"Ele estava confuso", disse Khurana, que jogava golfe no momento e foi um dos primeiros a chegar para resgatá-lo. "Você não espera quando vai jogar golfe ver um avião cair, ajudar a resgatar alguém e ainda por cima descobrir que é alguém que conhece dos filmes, não é? Foi muito bizarro".

Ele disse, no entanto, que como cirurgião por mais de uma década está acostumado a lidar com situações urgentes. Khurana disse que em primeiro lugar tentou tirar o ator do avião. "O combustível estava vazando e poderia haver uma explosão".

O médico ajudou a estabilizar o pescoço do ator e checou sua respiração. Ford conseguiu sair andando do acidente, mas sofreu ferimentos na cabeça e na face.

Ford não demorou a se lembrar do que tinha acontecido, segundo as testemunhas, e posteriormente foi transferido com urgência para o hospital Ronald Reagan UCLA Medical Center.

Ford estava "alerta, consciente, e respirando" quando as equipes de emergência chegaram.

Recuperação

No hospital, o filho de Harrison, o chef de cozinha Ben Ford, tranquilizou os fãs postando uma mensagem no dia (5) em sua conta do Twitter. "Papai está OK. Baqueado, mas OK! Ele é realmente o cara que vocês esperam que ele seja."

Ouça abaixo o áudio com o momento em que Harrison Ford relata o problema mecânico e solicita um retorno de emergência ao aeroporto de Santa Monica. Pelo registro, o ator não conseguiu fazer o retorno, o que o obrigou a realizar o procedimento de emergência.

Em entrevista coletiva no local do acidente, as autoridades explicaram que os ferimentos do piloto, cuja identidade não foi revelada por respeito às leis de privacidade, eram de "leve a moderado".

O astro dos filmes "Star Wars", "Indiana Jones" e "Blade Runner" é um apaixonado por aviões e, anteriormente, já chegou a se envolver em outros acidentes, com aterrissagens de emergência. No ano 2000, um pequeno avião pilotado pelo ator caiu em Lincoln, no estado de Nebraska, mas o intérprete de Indiana Jones não sofreu ferimentos.

Ele também se envolveu em outro acidente em outubro de 1999, quando participava de um voo de treinamento com um helicóptero e teve que fazer um pouso de emergência. A aeronave acabou virando ao tocar o solo, mas Ford e seu instrutor saíram ilesos desse incidente.

"Eu amo a liberdade dos voos, os lugares que você pode ir.  Amo conhecer as pessoas da aviação. Ver o mundo da perspectiva de um avião. Amo voar", disse à rede ABC o ator, que em junho do ano passado quebrou a perna em um acidente no set filmagem de "Star Wars: Episódio VII".

Harrison Ford assiste ao clássico entre Lakers e Celtics no Staples Center - Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY - Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY
Harrison Ford assiste ao clássico entre Lakers e Celtics no Staples Center, em fevereiro
Imagem: Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY

* Com informações da agência EFE

Ouça abaixo o áudio do momento em que Harrison Ford relata o problema mecânico e pede ajuda ao aeroporto de Santa Monica.