Topo

É Tudo Verdade terá homenagem a Welles; curta vencedor vai para o Oscar

Orson Welles (dir.) com Dorival Caymmi durante as filmagens de "É Tudo Verdade", em 1942 - Reprodução/GQ A
Orson Welles (dir.) com Dorival Caymmi durante as filmagens de "É Tudo Verdade", em 1942 Imagem: Reprodução/GQ A

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

23/03/2015 11h11

Pela primeira vez na história do festival É Tudo Verdade, o vencedor da competição internacional de curtas-metragens está automaticamente qualificado para apreciação pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer a uma vaga no Oscar de curta documental.

O anúncio foi feito pelo diretor do festival, Amir Labaki, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (23). O É Tudo Verdade é o primeiro e único festival sul-americano a conseguir esse status e, segundo Labaki, foi a própria Academia que o procurou. "Foi um presente que não esperávamos", disse.

A edição 2015 do festival de documentários É Tudo Verdade apresentará ao público 109 títulos de 31 países, sendo 16 em estreia mundial, e terá uma homenagem a Orson Welles, cujo centenário será celebrado em maio deste ano.

O cineasta norte-americano será lembrado com a exibição de duas obras documentais: "É Tudo Verdade", um documentário de Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson, sobre o filme de mesmo nome que Welles rodou no Brasil em 1942, mas não conseguiu completar; e a versão restaurada de "Verdades e Mentiras" (1973), sobre fraude e falsificação.

Além de Welles, o homenageado deste ano é o cineasta Vladimir Carvalho, que completou 80 anos em janeiro. Carvalho foi assistente de Eduardo Coutinho em "Cabra Marcado para Morrer", um de seus filmes mais celebrados, além de dirigir longas com temática social, como "O País de São Saruê" e "Conterrâneos Velhos de Guerra". Seu título mais recente é "Rock Brasília - Era de Ouro" (2011). O festival organiza um ciclo com quatro de seus principais longas e dois retratos dedicados a ele.

A competição brasileira de longas e médias apresentará sete filmes, todos em estreias mundiais. O filme vencedor ganha R$ 110 mil. Para curtas, o premio é de R$ 10 mil.

Filme de abertura

Como já anunciado, "Últimas Conversas", o documentário final de Eduardo Coutinho, em que ele bate-papo com jovens estudantes cariocas, será o filme de abertura para convidados da 20ª edição do É Tudo Verdade, nos dias 9 e 10 de abril.

Em texto de divulgação do festival, o cineasta João Moreira Salles disse que Coutinho não teve tempo de montar o longa. “São conversas com jovens que têm toda a vida pela frente. Ao menos pra mim, essa circunstância encerra toda a pungência de ‘Últimas Conversas’”, disse Moreira Salles.

No projeto filmado entre novembro e dezembro de 2013, Coutinho entrevistou 30 estudantes da rede pública carioca. “Últimas Conversas” não carregava, de origem, as marcas de um filme de despedida. Mas, o sendo, é um belíssimo fecho para uma das obras mais originais da história do documentário mundial e do cinema brasileiro”, afirma Amir Labaki, fundador e diretor do festival. 

O É Tudo Verdade 2015 acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre 9 e 19 de abril, com entrada grátis em todas as sessões.