Topo

19º Cine PE terá homenagem a Alceu Valença e filme com Lázaro Ramos

Imagem do filme "A Luneta do Tempo" - Reprodução
Imagem do filme "A Luneta do Tempo" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 13h09

A 19ª edição do Cine PE, em Recife, que ocorre entre 2 e 8 de maio, terá exibição de longa dirigido por Alceu Valença e seleção de filmes com Lázaro Ramos, Alinne Moraes e  Maria Fernanda Cândido no elenco.

O festival fará homenagens ainda ao escritor pernambucano Ariano Suassuna, falecido aos 87 anos em julho de 2014, e à atriz baiana Helena Ignez, musa do Cinema Novo de Glauber Rocha e estrela em filmes de Júlio Bressane e Rogério Sganzerla.

O filme de abertura será “O Exótico Hotel Marigold 2” que terá sua primeira exibição no Brasil com a presença do diretor inglês John Madden.

Já “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença – seu longa de estreia como diretor de cinema – será exibido fora de competição na noite de encerramento no Cine São Luiz, no bairro de Boa Vista às margens do Rio Capibaribe. Construída em 1952, a sala foi tombada como patrimônio histórico e revitalizada recentemente sendo um dos últimos grandes cinemas de rua do país com capacidade para mil pessoas.

A mostra competitiva terá sete longas, um deles internacional “Cavalo Dinheiro” do português Pedro Costa.

A ficção “O Vendedor De Passados” de Lula Buarque de Hollanda é protagonizado por Lázaro Ramos e Alinne Moraes. Este é o quarto filme do sobrinho de Chico Buarque e um dos sócios-fundadores da Conspiração Filmes. Ele também dirigiu a ficção “Casseta & Planeta – A taça do mundo é nossa” em 2003.

“O Amuleto”, de Jeferson De – diretor de “Bróder”  em 2009 com Caio Blat – também estará na programação. Esta ficção tem Bruna Linzmeyer, Maria Fernanda Cândido e Michel Melamed no elenco.

Os diretores Sérgio Machado (“Cidade Baixa”) e Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”) fizeram um duo para filmar “Aqui deste Lugar” sobre histórias de famílias brasileiras que cruzaram a linha da pobreza extrema. O documentário também na mostra competitiva.

Já na mostra de cinema infantil, será exibido o filme 3D “Amazônia” de Thierry Ragobert, que narra a aventura de um macaco prego na maior floresta tropical do mundo.

Segundo o curador do festival, Rodrigo Fonseca, este ano o Cine PE teve mais de 720 títulos registrados. "No esforço de se repensar como evento cultural de relevância nacional, o Cine PE 2015 vem cortejar a safra de novos realizadores de seu estado, sem abrir mão de um esforço de internacionalização", disse Fonseca.


Veja a lista de selecionados:

Mostra Competitiva de Longas

O gigantesco ímã (Brasil - PE), Petrônio Lorena e Tiago Scorza
Cavalo Dinheiro (Portugal), Pedro Costa
O Vendedor de Passados (Brasil – RJ), Lula Buarque de Hollanda.
Aqui deste lugar (Brasil – SP), Sérgio Machado e Fernando Coimbra
Permanência (Brasil – PE), Leonardo Lacca
O Amuleto (Brasil – SP), Jeferson De
Mães do Pina (Brasil – PE), Leo Falcão

Mostra Especial (Fora de competição)
O Exótico Hotel Marigold 2 (Reino Unido/EUA), John Madden
A Luneta do Tempo (Brasil – RJ), Alceu Valença

Mostra  de Cinema Infantil
Amazônia, Thierry Ragobert
Minhocas, Arthur Nunes e Paolo Conti