Topo

Com Nicole Kidman, "Grace: A princesa de Mônaco" terá estreia apenas na TV

Nicole Kidman como Grace Kelly em cena do filme "Grace: A Princesa de Mônaco" - Divulgação
Nicole Kidman como Grace Kelly em cena do filme "Grace: A Princesa de Mônaco" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 10h32

A cinebiografia de Grace Kelly, atriz americana que viveu um conto de fadas ao casar-se com o príncipe Rainier III de Mônaco, não será exibido nas telas de cinema nos Estados Unidos e terá que contentar-se apenas com sua estreia na televisão no próximo dia 25 de maio.

O canal de entretenimento Lifetime, que pertence à Sony Pictures Entertainment e A+E Network, comprou os direitos de "Grace: A princesa de Mônaco", do diretor francês Olivier Dahan ("La vie en rose").

A empresa distribuidora Weinstein Co. já havia comprado os direitos de distribuição no mercado no Festival de Berlim, em 2013, mas decidiu vender diretamente para o canal Lifetime ao invés de tentar agendar estreias nas salas de cinema nos EUA, confirmou o “The Hollywood Reporter”.

O filme é protagonizado pela atriz australiana Nicole Kidman ao viver Grace Kelly e Tim Roth, que interpreta o príncipe Rainier III.

O longa, que levou o título original em inglês “Grace of Monaco”, foi exibido na noite de abertura do 67º Festival de Cannes em pré-estreia mundial, em maio de 2014.

No entanto, a obra cinematográfica foi cercada de polêmicas nos bastidores da produção refletindo no fracasso de crítica e em duras reclamações por parte da família real de Mônaco que emitiu um comunicado oficial contra o filme.

Os filhos da princesa, Caroline, Albert II e Stephanie, boicotaram a pre-estreia em Cannes e afirmaram que o longa estava baseado em “referências históricas erradas e dúbias” e não podia ser considerado uma biografia da mãe.

Além de ter causado uma indisposição na família real, a montagem final do filme foi alvo de disputa entre o próprio diretor Olivier Dahan e o distribuidor Harvey Weinstein. Dahan chegou a afirmar em entrevista ao jornal francês “Libération” que Weinstein queria impor uma outra estrutura ao filme.

A atriz americana contracenou com Clark Gable e Ava Gardner em “Mogambo” (1953) e estrelou em “Janela Indiscreta” no ano seguinte, um suspense de Alfred Hitchcok ao lado de James Stewart.

Grace Kelly morreu em 1982 em um acidente de carro após sofrer um derrame cerebral aos 52 anos.