Topo

"Um James Bond negro seria ridículo", diz vilão negro de 007

Ator Yaphet Kotto em cena de "007 Viva e Deixe Morrer", 1973 - Reprodução
Ator Yaphet Kotto em cena de "007 Viva e Deixe Morrer", 1973 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/04/2015 13h37

O ator que viveu o vilão negro Doutor Kananga em “007 - Viva e Deixe Morrer”, o oitavo da série de James Bond, acredita que o papel do elegante agente inglês só poderia ser interpretado por atores brancos.

“James Bond foi criado por Ian Fleming como um personagem branco e deve ser interpretado por atores brancos”, disse o  afroamericano Yaphet Kotto, aos 75 anos, em entrevista ao “The Big Issue”.

O primeiro afroamericano a viver um vilão na franquia de 007 declarou publicamente que seria uma má ideia ter um James Bond negro. A afirmação reacendeu a polêmica.

“Ele não pode ser negro. Que se dane o politicamente correto. Que se interprete o 003 ou 006, mas não o 007. Muitas pessoas dizem que deveríamos poder interpretar qualquer coisa. Não sejamos ridículos”, criticou Yaphet Kotto.

“Se eu disser algum dia que quero encenar John Kennedy, vão rir da minha cara. Por que então James Bond seria negro?”, questionou ao comentar que não concorda com o fato de atores negros ou escritores encenarem papeis em que brancos tenham tido importância histórica. “Os homens negros deveriam parar de tentar viver papeis de heróis brancos. É só criar um papel para o negro que ninguém tenha criado ainda”.

O tema ressurgiu entre os fãs quando pediram que os diretores considerassem o britânico Idris Elba como o primeiro Bond negro. Elba tornou-se famoso por seu papel na série de televisão “Luther”. Na ocasião, Elba disse em 2011 que consideraria aceitar o papel.

A então presidente da Sony Pictures Entertainment, Amy Pascal, já havia defendido Idris Elba como o próximo Bond.

A afirmação do ator que viveu o vilão Doutor Kananga foi feita pouco após Roger Moore, o terceiro  ator e que mais tempo viveu o agente secreto, comentar que um homem negro a viver o espião seria uma “ideia interessante, mas irrealista”.

Daniel Craig retorna no papel de Bond em ‘007 – Spectre’ dirigido por Sam Mendes (também de “007 – Operação Skyfall”) que estreia nos cinemas nacionais dia 29 de outubro.