Topo

Festival É Tudo Verdade tem problemas na projeção de filmes em SP

Fabíola Ortiz

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 16h40

Pelo menos cinco filmes do É Tudo Verdade, em São Paulo, tiveram problemas durante as projeções desde a última sexta (10), quando o festival teve início.

No sábado (11), a sessão no Reserva Cultural de 14h do documentário “Essa é a Minha Terra” (Tamara Erde) teve erro de projeção. Segundo o UOL apurou, o projetor teria apresentado problemas na segunda parte do filme, impedindo os espectadores de verem os 30 minutos finais da sessão.

No mesmo dia, na Livraria Cultura, a sessão de 19h de "O que houve, Sta. Simone?" (Liz Garbus) atrasou o início da exibição.

Já no domingo (12), o filme “Tempestade nos Andes” (Mikael Wiström) foi exibido sem legenda em português na sessão de 17h, na sala Paulo Emílio do Centro Cultural São Paulo.

Nesta segunda (13), o documentário “A Revolução de Nada” (Claudia Lisboa), previsto para ser exibido às 20h, no Reserva Cultural, teve sua sessão cancelada em razão de um erro na projeção. Segundo relatos, o projetor apresentou problemas técnicos com apenas cinco minutos de filme.

Ainda na segunda, o filme “Tempo Suspenso” (Natalia Bruschten) foi mostrado apenas com legendas em inglês. A projeção, marcada para às 22h no Reserva Cultural, foi transferida da sala 1 para a 3.

Superaquecimento

Segundo a assessoria de imprensa do "É Tudo Verdade", os problemas foram detectados imediatamente pela organização, que tentou solucioná-los o mais rápido possível, sem causar transtornos aos espectadores.

O problema do dia 11 de abril, na sessão de “Essa é a Minha Terra”, foi causado por um superaquecimento do projetor do cinema Reserva Cultural, que voltou a funcionar apenas 1 hora e 20 minutos depois, obrigrando o cancelamento da sessão.

O superaquecimento também afetou as sessões do dia 13 "A Revolução de Nada" e "Tempo Suspenso", que precisou ser transferida da sala 1 para a 3, onde não havia equipamento de legendas eletrônicas. O público, no entanto, foi informado que o filme, falado em espanhol, teria legendas apenas em inglês.

Já o problema da sessão de "Tempestade nos Andes", no Centro Cultural São Paulo no dia 12, foi a queima no projetor de legendas. Um técnico foi acionado, mas, segundo o festival, como poucas pessoas saíram da sala, o filme prosseguiu até o final sem as legendas.

Ainda segundo a assessoria, a exibição de "O que houve, Sra. Simone?", no dia 11 na Livraria Cultura, não registrou atrasos.

Devido aos problemas no projetor da sala 1 do Reserva Cultura, o É Tudo Verdade passará a utilizar apenas a sala 2 do cinema. Segundo a organização, todos os problemas de legenda já foram resolvidos.