Topo

Festival de Cannes quer banir selfies no tapete vermelho

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 08h20

A organização do Festival de Cannes 2015 pretende banir selfies no tapete vermelho, garantiu o diretor do festival Thierry Fremaux, na manhã desta quinta-feira (16).

Uma campanha será lançada contra a prática das selfies pelos celulares em plena passarela das celebridades, para pôr fim à febre que toma conta em eventos que reúnem muitos famosos.

O diretor amenizou o tom afirmando que o evento não quer proibir  totalmente, “mas, sim, reduzir o processo de selfies no tapete". "É ridículo, grotesco e realmente atrasa o evento”, disse. E brincou: “a pessoa nunca aparece tão feia quanto em uma selfie”.

No início de abril, o diretor do festival já havia afirmado a uma rádio francesa que as “horríveis selfies” tornam o tapete vermelho “terrivelmente confuso e desorganizado”.

No Festival de Cannes de 2014, muitas celebridades lançaram mão de selfies, como a atriz francesa, Lea Seydoux, Nabilla Benattia e o elenco de “Os Mercenários 3”, além de atrizes americanas como Rosario Dawson e Julianne Moore, que também postaram muitas fotos do tapete veremelho.

Fremaux tem pensado em acabar com a moda das selfies em Cannes desde dezembro do ano passado. “O que estas fotos significam? Penso que é melhor guardar as memórias em nossas cabeças. Sei que esta será uma medida difícil de tomar”, admitiu na ocasião.

Latinos não estarão em Cannes

A organização do Festival de Cannes 2015 anunciou na manhã desta quinta a lista de filmes selecionados para as mostras do evento. Na competição, chama a atenção a ausência do cinema latino-americano, que vinha marcando presença nos últimos anos. Para 2015, predomina o cinema europeu, com quatro títulos franceses, três italianos e um dinamarquês, além de filmes do leste europeu.

O cinema norte-americano será o responsável por levar as maiores estrelas ao tapete vermelho da Croisette, com títulos como "Carol", de Todd Haynes, com  Cate Blanchett e Rooney Mara; "The Sea of Trees", de Gus Van Sant, com Matthew McConaughey e Naomi Watts; e "Sicario", do canadense Denis Villeneuve, produzido nos Estados Unidos, com Emily Blunt, Josh Brolin e Benicio Del Toro.

Já o lado mais "pop" do festival foi relegado às exibições especiais, fora da competição, que terão o documentário de Asif Kapadia ("Senna") sobre a cantora Amy Winehouse; o novo filme de Woody Allen, "O Homem Irracional", com Emma Stone e Joaquin Phoenix; e a estreia da atriz Natalie Portman como diretora, "Sipur al Ahava ve Choshech" (Uma História de Amor e Escuridão).