Topo

Diretor de "A Marcha dos Pinguins" encerrará Cannes com filme sobre clima

Cena do documentário "Ice and The Sky" de Luc Jacquet na Antártica - Divulgação
Cena do documentário "Ice and The Sky" de Luc Jacquet na Antártica Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/04/2015 10h18

O Festival de Cannes anunciou que exibirá em sua cerimônia de encerramento um documentário ambiental sobre mudanças climáticas. O filme “Ice And The Sky” (ainda sem título em português), do cineasta francês Luc Jacquet, terá sua primeira exibição na 68ª edição do festival, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio. 

Luc Jacquet ficou conhecido por dirigir o documentário “A Marcha dos Pinguins” (2005) vencedor do Oscar – que retratou a rota dos pinguins imperadores no inverno da Antártica.

Segundo o site “Deadline Hollywood”, a escolha de um filme ambiental para fechar Cannes foi um “passo” fora do comum.

Filmado no continente gelado, “Ice And The Sky” marca o retorno desta temática ambiental. O eixo do documentário é sobre o glaciologista Claude Lorius, responsável por iniciar na década de 60 os estudos sobre os impactos do aquecimento global no planeta, especialmente na Antártica. Aos 82 anos, Lorius ainda vê com esperança o futuro da Terra. 

Na opinião de Luc Jacquet, ter seu documentário incluído no Festival de Cannes é “uma grande oportunidade”.

“Mostrar este filme no maior festival de cinema é uma forma de contribuir para divulgar o grande desafio que enfrenta a humanidade e garantir o nosso futuro e o futuro do planeta. Minha língua é o cinema. Em outros momentos, é possível que eu faça outros filmes. Mas eu faço cinema feroz, um cinema político, um cinema que não tem escolha”, disse.

A estreia do documentário deve ocorrer no dia 24 de maio, em seguida à cerimônia de premiação.