Topo

Buena Vista Social Club terá sequência com diretora de Lixo Extraordinário

Imagem do filme "Buena Vista Social Club", de Wim Wenders - Divulgação
Imagem do filme "Buena Vista Social Club", de Wim Wenders Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 11h53

Uma sequência do filme “Buena Vista Social Club”, dirigido pelo alemão Wim Wenders e indicado ao Oscar de melhor documentário em 2000, está em produção, publicou nesta segunda-feira (4) o site do jornal britânico “The Guardian”.

Com o título de “Buena Vista Social Club – Adios”, o novo filme será dirigido pela diretora de “Lixo Extraordinário”, a inglesa Lucy Walker. Se o documentário original mostrava o guitarrista americano Ry Cooder em uma tentativa de reunir uma banda de lendários músicos cubanos, a sequência mostrará os altos e baixos pessoais e profissionais dos cinco remanescentes originais do grupo desde a sua turnê de 1999, com foco em uma nova série de concertos da banda em Havana.

O nome Buena Vista Social Club veio de um clube que pertencia a integrantes do grupo, fechado em 1940. A banda foi inicialmente revivida como uma colaboração entre Ry Cooder e o líder do Buena Vista, Juan Marcos Gonzáles, que convocaram outros célebres músicos cubanos para gravar um álbum em apenas seis dias.

O disco se tornou fenômeno de vendas em todo o mundo, e a banda realizou apresentações em Amsterdã e no Carnegie Hall de Nova York, que foram filmadas por Wenders para o documentário. O filme, que ainda contava com entrevistas dos músicos veteranos, arrecadou US$ 23 milhões no mundo inteiro.

“Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker, também foi indicado ao Oscar de melhor documentário, em 2011, ao retratar o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, onde ele fez parceria com um grupo de catadores de materiais recicláveis, transformando o lixo recolhido no local em obras de arte. 

“Buena Vista Social Club – Adios” deve começar a ser rodado em julho, segundo a revista “Variety”.  O filme é produzido pela empresa Broad Green, com base em Los Angeles, e pela companhia Mister Smith, de Londres, e será negociado com possíveis compradores durante o festival de Cannes deste ano.