Topo

Rei Arthur de "Excalibur", Nigel Terry morre aos 69 anos

O ator Nigel Terry, rei Arthur de "Excalibur", que morreu na última quinta (30) - Reprodução
O ator Nigel Terry, rei Arthur de "Excalibur", que morreu na última quinta (30) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 15h08

O ator inglês Nigel Terry, famoso como o rei Arthur no filme "Excalibur" (1981),  morreu na útlima quinta-feira (30, aos 69 anos, em Bristol, na Inglaterra. Ele sofria de enfisema. As informações são do jornal "Guardian".

Após começar a carreira no teatro em Londres, atuando em companhias como a Royal Shakespeare e a Royal Court, Nigel fez sua primeira aparição de destaque no cinema em "O Leão no Inverno" (1968), no qual interpretou o príncipe John, ao lado de Peter O’Toole e Katharine Hepbur.

Após participar do musical "Slade in Flame" (1975), com a banda Slade, ele conseguiu o primeiro papel de destaque na carreira em "Excalibur", do diretor John Boorman, contracenando com Helen Mirren e Nicol Williamson.

Sem repertir o sucesso do monarca, Terry ainda protagonizou longas como "Caravaggio" (1986), “The Last of England” (1988), “War Requiem” (1989), “Edward II” (1991) e “Blue” (1993), dirigidos por Derek Jarman. Também participou de várias produções televisivas na Inglaterra, incluindo “Agatha Christie’s Marple”, “Doctor Who” e “Casualty”.

Além da carreira no teatro, TV e cinema, o ator também ficou conhecido no Reino Unido como o primeiro bebê a nascer em em Bristol após o fim da Segunda Guerra Mundial.