Topo

Michael B. Jordan rebate críticas por viver personagem branco Tocha Humana

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 16h13

O ator Michael B. Jordan respondeu, em um artigo publicado no site "Entertainment Weekly", às críticas que vem sofrendo na internet após ser escolhido para interpretar o Tocha Humana no próximo "Quarteto Fantástico”. Criado pela Marvel em 1961, o personagem, identidade secreta de Johnny Storm, é tradicionalmente mostrado como um homem de cabelos loiros e olhos azuis.

“Sei que não posso pedir ao público para esquecer 50 anos de histórias em quadrinhos. Mas o mundo é um pouco mais diverso em 2015 do que quando o 'Quarteto Fantástico' foi lançado. Além disso, o Stan Lee escreveu um e-mail para o meu diretor dizendo: ‘Você é bom. Tudo bem quanto a isso’. Quem sou eu para ir contra?”

No texto, Jordan diz que não costuma checar a repercussão de seus trabalhos, mas resolveu se manifestar após ler de internatuas que a Fox havia “destruído” a série por “não ser fiel" à história. Chegou até a citar pessoas que culparam Barack Obama por sua participação no filme.

“Talvez, se eu servir de exemplo, Hollywood vai começar a considerar mais pessoas negras em outros papéis proeminentes e talvez nós possamos alcançar as pessoas que estão presas na mentalidade de que 'é preciso ser fiel aos livros de quadrinhos'. Ou talvez possamos ir além deles".

O ator também lembrou que o diretor do filme, Josh Trank, vive um relacionamento interracial, fato que não deveria ser tomado como político, mas como "reflexão sobre como uma família moderna se parece atualmente".

No fim do artigo, sem utilizar em nenhum momento as palavras “racista” ou "racismo", Jordan ainda manda um recado aos “haters” e "trolls" da web.

“Tirem suas cabeças para fora do computador. Vá lá fora caminhar. Olhe para as pessoas que andam ao lado de você. Olhe para os amigos dos seus amigos e com quem estão interagindo. E apenas entendam que este é o mundo em que vivemos. Não há problema em gostar.”