Topo

"Titã da Idade de Ouro do cinema", diz David Cameron sobre Christopher Lee

Do UOL, em São Paulo

11/06/2015 10h25

Artistas e críticos de cinema lamentam a morte do ator britânico Christopher Lee, famoso por interpretar Drácula e o maligno Saruman em "O Senhor dos Anéis". Lee estava com estava se tratando havia três semanas por conta de problemas respiratórios e cardíacos.

"Realmente triste ao ouvir sobre a morte de Christopher Lee, um dos maiores atores britânicos e um mestre do macabro" - Boris Johnson, prefeito de Londres, no Twitter.

"Tão tão triste em ouvir isso #christopherlee morreu. Ele era uma pessoa fascinante. Jogou uma caneta bic em uma árvore na minha frente. #lenda" - Dominic Monaghan, ator de "O senhor dos anéis", no Twitter

"Triste ao saber da morte de Sir Christopher Lee, um titã da Idade de Ouro do cinema e um distinto veterano da Segunda Guerra Mundial que vai fazer muita falta" - David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido. 

"Que dia triste para o mundo ao perder esse incrível ator e ser humano." - Bryan Adams, cantor, no Instagram. 
 

Morte

O ator britânico morreu na manhã do último domingo (7) de insuficiência cardíaca e respiratória, aos 93 anos. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (11) pelo site do jornal britânico "The Telegraph". Segundo o "Telegraph", citando fontes próximas à família de Lee, o ator morreu no Hospital Chelsea e Westminster, em Londres. O artista estava se tratando havia três semanas, por conta de problemas respiratórios e cardíacos. No dia 27 de maio, ele passou seu aniversário de 93 anos no hospital.

De acordo com o site britânico, o anúncio da morte de Lee demorou a sair porque a mulher do ator, a ex-atriz e modelo dinamarquesa Gitte Lee (nascida Birgit Kroencke) decidiu esperar até que todos os parentes próximos fossem avisados. O casal ficou junto por mais de 50 anos e teve uma filha, Christina Erika Lee, hoje com 53 anos.

Entre os vários filmes de terror em que atuou, Lee se destacou como o Conde Drácula em "Drácula" (1958), "Drácula: o Príncipe das Trevas" (1966), "Drácula, o Perfil do Diabo" (1968), "O Conde Drácula" (1970), "O Sangue do Drácula" (1970), "Drácula no Mundo da Minissaia" (1972) e "Os Ritos Satânicos de Drácula" (1974).

Nascido em 1922, o britânico iniciou sua carreira na década de 1940 e foi considerado um dos melhores atores de sua época quando, em 1958, interpretou o Conde Drácula. 

Sir Christopher Lee também foi um condecorado veterano da Segunda Guerra Mundial, onde serviu como voluntário na Força Aérea Real Britânica e, mais tarde, como oficial de inteligência do Long Range Desert Group.