Topo

"Estou desenvolvendo um filtro antes de falar", diz Jennifer Lawrence

James Cimino

Do UOL, em San Diego (EUA)

09/07/2015 18h51

Conhecida por sua espontaneidade, a atriz Jennifer Lawrence demonstrou durante uma entrevista coletiva para divulgar a segunda parte do último filme da franquia “Jogos Vorazes”, na San Diego Comic-Con, que, assim como sua personagem Katniss, está sendo pressionada a não expressar tudo o que pensa diante das câmeras.

Acompanhada do diretor do filme "Jogos Vorazes: A Esperança - O Final", Francis Lawrence, e dos colegas de elenco Josh Hutcherson e Liam Hemsworth, a atriz demonstrou estar incomodada a cada vez que os jornalistas lhe dirigiam, algo que já tinha acontecido painel para fãs do filme.

Ao fim da conversa, que durou cerca de 20 minutos, Lawrence foi questionada sobre se achava que Hollywood oferecia as mesmas oportunidades de trabalho e salários para homens e mulheres. Foi aí que entregou o motivo do até então aparente desconforto. Em um primeiro momento disse: “Espero que sim.” Em seguida parou, pensou um pouco e disse para si mesma:  “Essa é arriscada, Jennifer…” A plateia então caiu na gargalhada.

"Estou experimentando uma coisa nova, que é desenvolver um filtro [antes de falar]. Neste momento, por exemplo, estou pisando em ovos com o pessoal que está ali nos bastidores, pois pode ser minha última vez na Comic-Con", explicou.

"Mas sim, espero que haja mais oportunidades para as mulheres. Eu estava conversando com alguém sobre a espera [por papeis] nesta indústria. Mas todos os grandes astros também estão nesta situação de espera. E tem outra coisa: depois que você chega a certo patamar, as pessoas vão te contratar de qualquer modo. Então, eu acho que é mais sobre a luta de todos os atores e atrizes para se manter em um patamar. Há muita pressão sobre isso.  Mas eu não posso reclamar. Sou muito sortuda e tenho muitas oportunidades. Eu gostaria de ouvir a resposta de alguém que não esteja em franquias como eu sobre esse assunto”, afirmou, finalmente respondendo à pergunta.

Pouco antes, no entanto, a atriz deu indícios de que, pelo menos nos bastidores, continua a mesma. Ao ser questionada se sentiria falta de Josh e Liam, respondeu que, como são melhores amigos, continuam se vendo. “O que sinto falta é de atuar com eles. Porque quando nos olhamos nos olhos, temos de nos controlar para não rir. Então, eu não tenho esse tipo de desafio com outros atores.”

Novamente a questão dos paralelos que o filme faz com a realidade dos atores foi levantada, já que, nos filmes, Katniss e Peeta são pressionados a abandonar a espontaneidade diante da mídia.

Jennifer então disse que ela e os dois amigos não sofrem com isso pois vivem isolados em Malibu. “Vivemos em uma ilha em que passamos a maior parte do tempo bebendo vinho. Mas eu vejo alguma semelhanças com o que acontece no filme e Hollywood: as roupas extravagantes. O Liam, por exemplo, nunca sei quando ele está com ou sem figurino”, brincou.

Katniss comanda exército branco em novo teaser de "Jogos Vorazes"